Sábado, 25 de Setembro de 2021
31°

Alguma nebulosidade

Uberlândia - MG

Saúde e Bem-estar Casos

Casos de microcefalia passarão a ser notificados por outro critério

Casos de microcefalia passarão a ser notificados por outro critério

10/03/2016 às 11h18
Por: Adelino Júnior
Compartilhe:
O ministro da Saúde, Marcelo Castro, disse que o protocolo para diagnósticos de microcefalia mudou. A partir de agora serão notificados como suspeitos os casos de meninos com crânio medindo menos do que 31,9 centímetros, e de meninas, menos de 31,5 centímetros. No início da emergência de microcefalia no Brasil, em novembro, todos os bebês com perímetro cefálico menor que 33 cm eram notificados como microcefalia. Em dezembro, o ministério alterou esse parâmetro, que passou a ser de 32 centímetros.

A Organização Mundial de Saúde [OMS] preconizava medida craniana da criança de 32 centímetros a menos para diagnosticar a microcefalia. Mas, com base em estudos mais aprofundados, o órgão decidiu mudar e nós mudamos juntos. Seguimos rigorosamente a orientação deles. Assim, a medida para crianças do sexo masculino ficou em 31,9 centímetros e do sexo feminino, em 31,5 centímetros”, afirmou Castro durante evento sobre combate ao Aedes aegypti, em Goiânia.

A microcefalia é uma condição rara em que o bebê nasce com uma malformação no crânio. As crianças podem ter complicações no desenvolvimento da fala, motora e até quadros de convulsão.

O vírus da zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, é apontado como uma das causas da microcefalia. No entanto, a doença também pode ter causas genéticas, passadas dos pais para a criança, como também por uso de drogas, álcool ou outros produtos tóxicos durante a gestação, além de possíveis infecções que atinjam o bebê durante a gestação.

O Ministério da Saúde esclarece que “a microcefalia não é um agravo novo. Trata-se de uma malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. Na atual situação, a investigação da causa, que seria o vírus da zika, é que tem preocupado as autoridades de saúde”.

Via G1

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Uberlândia - MG Atualizado às 17h22 - Fonte: ClimaTempo
31°
Alguma nebulosidade

Mín. 21° Máx. 36°

Dom 35°C 22°C
Seg 34°C 21°C
Ter 35°C 21°C
Qua 36°C 22°C
Qui 37°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete