Quinta, 19 de Maio de 2022
16°

Alguma nebulosidade

Uberlândia - MG

Saúde e Bem-estar Saiba

Saiba se sua instituição e curso são reconhecidos pelo MEC

Saiba se sua instituição e curso são reconhecidos pelo MEC

11/03/2016 às 16h12
Por: Adelino Júnior
Compartilhe:

Pela lei brasileira o diploma de graduação de um curso, tanto a distância, quanto presencial, se equivalem, ou seja, tem o mesmo valor. Mas para que o diploma seja emitido pela universidade, o curso precisa ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). O MEC é a instituição responsável por credenciar, autorizar, reconhecer e avaliar todas as instituições de ensino superior do país, presenciais e a distância (EAD).

Antes de começar a funcionar, a Instituição de Ensino Superior (IES), que pode ser faculdade ou universidade, precisa ser credenciada. Uma vez credenciada, precisa da autorização do MEC para oferecer um curso e só quando a primeira turma cumprir a metade do currículo é que o MEC faz o reconhecimento desse curso.

Se o curso que a IES deseja ofertar for na modalidade a distância, além de ter que atender aos requisitos citados acima, a instituição precisa ainda ter um pólo de apoio educacional, visitado, avaliado e aprovado localmente por uma comissão do MEC na cidade em que ela pretende ofertar o curso.

Para saber se a faculdade ou universidade está autorizada pelo MEC a ter um pólo de apoio educacional em sua cidade para oferta de cursos superiores, acesse este site.

Se na sua cidade tem pólos de EAD ofertando cursos e que não aparecem na lista do MEC, é porque os mesmos não solicitaram credenciamento ou ainda não foram autorizados pelo Ministério da Educação para a oferta de cursos superiores nessa localidade e são considerados piratas pelo órgão.

Capturar

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.