Sábado, 04 de Dezembro de 2021
28°

Muitas nuvens

Uberlândia - MG

Saúde e Bem-estar Em

Em menos de 7 dias, 58 notificações de dengue já foram registradas neste mês em Ituiutaba

Em menos de 7 dias, 58 notificações de dengue já foram registradas neste mês em Ituiutaba

07/04/2016 às 16h51
Por: Adelino Júnior
Compartilhe:

O mês de abril mal começou e já foram registradas 58 notificações de dengue e 7 de Zika Vírus, segundo o último levantamento da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. Os números mostram que os casos ainda continuam elevados e a população tem que sair da inércia e fazer sua parte para combater o mosquito.

A Prefeitura de Ituiutaba, por intermédio da Secretaria de Saúde, através da Vigilância Ambiental em Saúde, antigo CCZ, tem trabalhado em busca de alertar, informar, eliminar os focos e criatórios. “Estamos visitando, levando informações, fazendo mutirão de limpeza, buscando parcerias, tudo para reduzir o número de casos da doença, mas é muito importante que a população se conscientize”, disse o coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde, Antônio Carlos.

Segundo fontes de pesquisas, dedicando apenas 10 minutos semanais do tempo de cada um é o suficiente para manter essa ameaça longe. Por isso, foi lançado o projeto “10 Minutos Contra a Dengue”, com ações que reforçam o compromisso histórico do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) em colocar o conhecimento científico a serviço da saúde pública.

As principais dicas para manter sua casa livre de focos do Aedes são:

  • Mantenha a casa limpa e sem água parada para evitar os possíveis criadouros;
  • Dê um cuidado especial ao armazenamento e destinação do lixo. Jamais descarte qualquer material que possa acumular água no quintal de casa, no quintal de vizinhos, na rua ou em lotes vagos. É recomendável retirar o fundo de latas, caixas de leite e similares para descartar;
  • Mantenha as calhas livres de entupimentos para evitar represamento de água nas mesmas;
  • Mantenha limpos e escovados os bebedouros de animais domésticos; a água deve ser trocada diariamente;
  • Mantenha piscinas devidamente tratadas;
  • Cuidados extras para reservatórios de água: caixas de água devem estar bem tampadas e vedadas. Se optar em armazenar água das chuvas, é importante que tampe bem os recipientes.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.