Quarta, 08 de Dezembro de 2021
24°

Muitas nuvens

Uberlândia - MG

Saúde e Bem-estar ONG

ONG cria em Minas 1ª reserva nacional para abrigar espécie aquática ameaçada de extinção

ONG cria em Minas 1ª reserva nacional para abrigar espécie aquática ameaçada de extinção

18/04/2016 às 12h14
Por: Adelino Júnior
Compartilhe:

A ONG Biodiversitas anunciou que criou em Minas Gerais o primeiro "santuário" para abrigar o cágado-de-hogei. A espécie, que se assemelha a uma tartaruga, está ameaçada de extinção e, segundo o Ibama, só é encontrada no Estado, no Espírito Santo e no Rio de Janeiro.

[caption id="attachment_87389" align="aligncenter" width="653"]cágado No Brasil, cágado-de-hogei é encontrado em Minas, Rio e Espírito Santo[/caption]

Conforme a ONG, a Reserva Ninho da Tartaruga fica às margens do rio Carangola, em Tombos, na Zona da Mata mineira, local que tem maior ocorrência da espécie. Ao todo são 6 quilômetros protegidos em uma área-chave para conservação do cágado.

O Ninho da Tartaruga tem cerca de 100 hectares, que foram adquiridos pela Fundação Biodiversitas com o apoio das instituições norte-americanas Rainforest Trust e da Turtle Survival Alliance.

A ONG também conta com a parceria do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Répteis e Anfíbios do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (RAN/ICMBio), do Centro de Estudos Ecológicos e Educação Ambiental (CECO) e da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Campus Carangola.

Hoje em Dia
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.