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Prefeitura de Ituiutaba e Secretaria de Educação investem na Educação Inclusiva

Prefeitura de Ituiutaba e Secretaria de Educação investem na Educação Inclusiva

13/06/2013 às 16h25
Por: Adelino Júnior
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inclusiva A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, por meio da equipe de professores do Atendimento Educacional Especializado, está realizando, na sede do Centro Municipal de Assistência Pedagógica e Aperfeiçoamento Permanente de Professores (CEMAP), o Encontro dos Professores da Educação Infantil e Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com a Prática Inclusiva.

A Formação Continuada, que terá duração de 40 horas com certificação expedida pelo CEMAP, tem como objetivo primordial capacitar os professores da educação infantil e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental na perspectiva da prática inclusiva.

Na última segunda-feira, dia 10 de junho, os participantes do Curso assistiram à oficina das professoras representantes do Departamento de Inclusão Educacional e Diversidade, da Escola Municipal Machado de Assis, Maria de Fátima Alves Lima, Neide Helena Borges e Selma Borba, sobre o tema “Quebrando a Invisibilidade (Cegueira e Baixa visão)”, com base no material educacional referente à Estimulação Visual na Educação Infantil.

Na oportunidade parte do público presente teve seus olhos cobertos com vendas e óculos especiais que dificultavam e/ou impediam completamente a visão, a fim de experimentarem a sensação de pertencer, mesmo que por alguns instantes, ao universo dos deficientes visuais. Os participantes da experiência foram unânimes em admitir a dificuldade e incômodo sensorial relativo a essa intervenção, o que revela o grau de dificuldade a que estão expostos os alunos com deficiência visual, sobretudo no ambiente da sala de aula no momento da aprendizagem.

Visando aproveitar ao máximo do resíduo visual do indivíduo através da estimulação visual, na Oficina “Quebrando a Invisibilidade” foram discutidos temas pertinentes como, a sequência do desenvolvimento visual; as patologias visuais mais comuns (Glaucoma; Catarata; Coriorrentinite Macular; Atrofia Óptica; Retinopatia da Prematuridade; Retinose Pigmentar; Retinoblastoma; Subluxação do Cristalino; Anirídia; e Albinismo); alguns sinais e comportamentos indicadores de baixa visão que podem ser identificados em sala de aula; e dicas para que o professor proporcione novas experiências e reforçando o aprendizado do aluno com deficiência visual.

A programação do Encontro dos Professores da Educação Infantil e Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com a Prática Inclusiva é a seguinte:

17/06 – O universo das diferenças (Síndrome de Down)

Resp: Lady Gouveia

Oficina: Gilza Albuquerque / Valma Arantes

24/06 – Orquestra de sinais (Surdez)

Resp: Cida Machado / Marise Strappa

01/07 – Rompendo barreiras (Paralisia Cerebral – Comprometimento Motor)

Resp: Luciene Borba / Cláudia Ribeiro / Maria Luiza Vieira Andrade

Oficina: Ana Paula / Arlete Nascimento

05/07 – Liberdade de ser e aprender (Espectro Autista)

Resp: Luciene Borba / Cláudia Ribeiro / Maria Luiza Vieira Andrade

Oficina: Flávia Demétrio / Flavia Rubia

08/07 – Caminhos para Inclusão (Deficiência Física – Distrofia Muscular)

Resp: Luciene Borba / Cláudia Ribeiro / Maria Luiza Vieira Andrade

Oficina: Elaine / Aretuza

 

15/07 – O que é estimulação essencial ou precoce

Resp: Andréia Demétrio

Oficina: Ligia Maria / Cida Ferreira

Maiores informações podem ser obtidas no (CEMAP/SMEEL), na Rua 20, nº 850 – 5º andar, ou pelo telefone 34 3271-8204.

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