Quinta, 28 de Outubro de 2021
26°

Pancada de chuva

Uberlândia - MG

Saúde e Bem-estar Gurinhatã

Gurinhatã investe em conservação patrimonial

Gurinhatã investe em conservação patrimonial

14/06/2013 às 14h51
Por: Adelino Júnior
Compartilhe:

igreja

 A Equipe Técnica do Município de Gurinhatã está pesquisando e preparando novos tombamentos para a preservação do patrimônio cultural e a salvaguarda da identidade do município. A cidade de Gurinhatã foi instituída no dia 30 de dezembro de 1962, mas sua história remonta a tempos pré-históricos, pois a grande quantidade de artefatos líticos e cerâmicos o comprovam.

Com o apoio do chefe do Executivo, Leleu, o trabalho para o resgate e valorização patrimonial do município, a Equipe Municipal está trabalhando no tombamento da Capela do São Jerônimo e buscando fontes históricas e documentais para o processo, que será apresentado ao Conselho Municipal do Patrimônio Cultural para a sua aprovação.

Um dos conselheiros do Patrimônio, o senhor Tobias Ribeiro, é um dos grandes detentores do saber e do conhecimento da história local, e presta uma grande colaboração neste trabalho. Ele foi um dos que participaram ativamente e colaboraram na Emancipação do Município em 1962. Senhor Tobias colheu mais de mil assinaturas dos moradores do município para o processo de emancipação, juntamente com o Deputado Rodolfo Leite e o vereador Ataíde Quirino. Foi também perseguido na ditadura militar, sendo encaminhado até a cidade de Goiânia para depoimento, onde foi muito humilhado.

As pesquisas estão sendo desenvolvidas com o apoio da Secretária Municipal de Educação e Cultura, Ângela Rosely de Araújo, da Professora Suély Maria da Silva e do Técnico de Proteção Cláudio Scarparo Silva. Vale ressaltar que, além das pesquisas históricas, os inventários de proteção estão sendo feitos, seguindo o Plano de Inventário Municipal.

A equipe formada pela Secretária Municipal de Educação, Ângela Rosely de Araújo, Diretora do Departamento de Educação e Cultura, Coordenadora do Setor de Cultura, Suély Maria da Silva, Técnico de Proteção, Cláudio Scarparo Silva, e o motorista, Júlio César estão pesquisando a história da capela, posteriormente, levando o dossiê de tombamento ao Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Gurinhatã para análise e aprovação de seu tombamento.

Os proprietários e a família do construtor da capela ficaram satisfeitos com a iniciativa do município e estão prontos para colaborar para a preservação do patrimônio cultural e histórico da cidade de Gurinhatã. Os trabalhos em prol do desenvolvimento do potencial turístico do município continuaram a serem desenvolvidos, já que o turismo, é hoje, uma das áreas que mais cresce.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.