Em 7 de setembro de 2016, o Rio de Janeiro se tornará a primeira cidade da América do Sul a sediar os Jogos Paralímpicos. Na edição carioca – a décima quinta da história do movimento paralímpico – 4.350 paratletas, representando 176 países, disputam 23 modalidades.
Faltando pouco para o início das competições, Minas Gerais se prepara para receber as delegações paralímpicas de Grã-Bretanha e Irlanda, que irão treinar em Belo Horizonte e Uberlândia, respectivamente, antes e durante os Jogos.
Nos últimos meses, paratletas de atletismo, tiro esportivo, tiro com arco, levantamento de peso, futebol de 7, esgrima e judô da Grã-Bretanha passaram pela capital mineira para treinos e aclimatação com vistas às Paralimpíadas.
Mineiros buscam vagas Atletas beneficiados pela Secretaria de Estado de Esportes (SEESP), por meio da Bolsa Atleta e treinadores contemplados com a Bolsa Técnico vivem a expectativa de garantir a participação nos Jogos Paralímpicos Rio 2016.
De Uberlândia, o halterofilista Rodrigo Rosa de Carvalho Marques é um nome forte para conquistar a classificação; na bocha, Daniele Martins é outra atleta que pode estar no Rio 2016. Outros mineiros com grandes chances são Deanne Silva Almeida, no judô, e Daniel Alves Rodrigues, no tênis em cadeira de rodas.
Entre os técnicos, Glênio Fernandes Leite (bocha) e Cássio Henrique Damião (atletismo) podem integrar as comissões técnicas das equipes brasileiras nos Jogos.
Voluntários em Uberlândia A Prefeitura de Uberlândia está com inscrições abertas até domingo (05) para os interessados em participar como voluntários em apoio aos atletas dos Comitês Olímpicos e Paralímpicos da Irlanda, Bélgica e Sérvia, que irão treinar nos meses de julho a setembro na cidade. Estima-se a atuação de cerca de 50 pessoas durante a pré-temporada.
Os voluntários poderão atuar como “attaché”, o que significa acompanhar uma delegação no dia a dia, auxiliando nas necessidades gerais desta; serem intérpretes das delegações; auxiliar na organização dos treinamentos esportivos, juntamente com o técnico da modalidade; contribuir com a realização de programação cultural, desenvolvida pelo Município (se houver).
Os candidatos (as) a voluntariado devem ter fluência em inglês (comprovada), fluência em francês para atender o Comitê Belga, idade acima de 18 anos, experiência anterior em atividades esportivas e ter atuado como voluntário em grandes eventos.
E, ainda, disponibilidade para início dos trabalhos de apoio aos Comitês num curso de capacitação entre os dias 20 e 24 de junho. A avaliação das fichas de candidatura será feita pela Coordenação do Programa UDI Esportiva juntamente com os representantes dos Comitês Olímpicos e Paralímpico.
Mais informações através do e-mail [email protected] ou através dos telefones: (34) 3239-2637 / 3239-2691 da Secretaria de Des. Econômico e Turismo de Uberlândia (MG). A lista final de aprovados será divulgada no site da Prefeitura Municipal de Uberlândia no dia 17 junho de 2016.
Mín. 15° Máx. 29°