Domingo, 26 de Junho de 2022
24°

Alguma nebulosidade

Uberlândia - MG

Saúde e Bem-estar Secretaria

Secretaria de Estado capacita trabalhadores e gestores de Ituiutaba

Secretaria de Estado capacita trabalhadores e gestores de Ituiutaba

27/08/2016 às 15h43
Por: Adelino Júnior
Compartilhe:

Primeiro curso tem aula inaugural marcada para o dia 29 de agosto

Começa na próxima segunda-feira (29) a primeira turma do Capacita Suas em Ituiutaba, no Território Triângulo Norte. O município é um dos 21 polos de capacitação do Programa Qualifica Suas, da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese).

A aula inaugural do curso Gestão Orçamentária e Financeira do Suas será ministrada pela diretora de Vigilância Social e Monitoramento da Sedese, Isabela Vasconcelos, às 8 horas, no Hotel Líder, Avenida 15, nº 798, Centro.  Já a aula inaugural do curso de Atualização Sobre Especificidade e Interfaces da Proteção Social Básica do Suas está marcada para o dia 21 de novembro.

“Neste segundo semestre, o Capacita Suas é uma das ações mais importantes da Sedese. Todo o corpo dirigente, e eu faço questão de participar, está envolvido nas aulas inaugurais. Queremos também escutar e nos aproximar dos municípios, saber qual é a avaliação dessa proposta de capacitação. É a primeira vez que Minas Gerais faz o Capacita Suas de forma descentralizada, levando as universidades próximas aos municípios, para que não tenham que vir todos a BH,” analisa a secretária de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, Rosilene Rocha.

As primeiras turmas do Capacita Suas começam este mês em oito, dos 21 polos de capacitação estrategicamente distribuídos pelo estado.  As aulas inaugurais serão ministradas nos municípios de Paracatu, Varginha, Araçuaí, Patos de Minas, Poços de Caldas, Almenara, Passos e Ituiutaba.

No polo de capacitação de Ituiutaba serão oferecidas 64 vagas para os dois cursos, divididas entre os municípios de Cachoeira Dourada, Campina Verde, Canápolis, Capinópolis  Carneirinho, Centralina,  Gurinhatã,  Ipiaçu, Itapagipe,  Iturama,  Limeira do Oeste, Santa Vitória,  São Francisco de Sales,  União de Minas e Ituiutaba.

Somente em agosto, a Sedese oferece 12 turmas, com 470 vagas, em todo o estado, para os cursos de Gestão Orçamentária e Financeira do Suas; e Atualização Sobre Especificidade e Interfaces da Proteção Social Básica do Suas.

CAPACITA SUAS -  AGOSTO 2016
Polo de capacitação Curso Vagas Aula Inaugural
Paracatu Atualização PSB do Suas 36   15 de agosto  
Varginha Gestão do Suas 41
Atualização PSB do Suas 41
Araçuaí Gestão do Suas 46   22 de agosto  
Poços de Caldas Gestão do Suas 36
Atualização PSB do Suas 36
Patos de Minas Atualização PSB do Suas 44
Passos Atualização PSB do Suas 40   29 de agosto  
  Varginha Gestão do Suas 41
Atualização PSB do Suas 41
Almenara Gestão do Suas 36
Ituiutaba Gestão do Suas 32

Até o final do ano, nos dois cursos serão oferecidas mais 3.026 vagas, em 78 novas turmas nos demais 13 polos de capacitação. Os cursos são presenciais, com carga horária de 40 horas/aulas e cinco dias de duração cada um, e estão divididos em duas fases. A primeira acontece no segundo semestre de 2016. A segunda fase será em 2017 e 2018, com os cursos Introdução ao Exercício do Controle Social do Suas, Atualização em Vigilância Socioassistencial do Suas e Atualização sobre Reordenamento dos Serviços de Proteção Social Especial.

A Sedese custeará hospedagem com quatro diárias e quatro refeições (café da manhã, almoço, lanche e jantar) para os participantes dos municípios distantes mais de 70 quilômetros dos polos de capacitação, e duas refeições (almoço e lanche) para os participantes dos municípios distantes menos de 70 quilômetros dos polos de capacitação. Além disso, toda parte pedagógica está sendo coordenada pela Sedese. Somente nesta primeira fase do Capacita Suas, o investimento é de mais de R$ 4 milhões, entre recursos federal e estadual.

O cronograma, o material pedagógico, a relação dos polos de capacitação e a lista de municípios contemplados com hospedagem podem ser acessados em http://social.mg.gov.br/component/gmg/page/3440-curso_capacita_suas.

Ituiutaba no Qualifica Suas

Além do curso de Gestão Orçamentária e Financeira do Suas, está prevista a realização do curso de Atualização Sobre Especificidade e Interfaces da Proteção Social Básica do Suas, em Ituiutaba, no dia 21 de novembro, iniciativa que encerra a primeira fase do Capacita Suas, nesse polo de capacitação.

Ituiutaba integra um grupo de 287 cidades, identificadas em diagnóstico realizado pela Sedese com expressivo recurso público parado, cerca de 200 milhões (em dezembro de 2014). Em agosto de 2015, a secretaria lançou o Programa Qualifica Suas, que em seu primeiro eixo propôs a prestação de assessoramento técnico aos municípios para aplicação dos recursos da assistência social. A ação foi realizada, de acordo com as necessidades dos municípios, por meio de oficina, seminário e visita de apoio técnico.

No Território Triângulo Norte, os municípios de Patos de Minas, Paracatu, Rio Paranaíba, São Gotardo, Unaí, Vazante, Patos de Minas já possuem Plano de Ação para o gasto qualificado dos recursos públicos da Assistência Social. O município de Ituiutaba não aderiu às ações do primeiro eixo do Programa Qualifica Suas.

O Capacita Suas integra o Eixo 2 – Capacitação Continuada – do Programa Qualifica Suas. A partir do segundo semestre de 2016 tem início a primeira fase do Capacita Suas, com a oferta de dois cursos. Para 2017 e 2018 estão previstos os cursos: Introdução ao Exercício do Controle Social do Suas; Atualização em Vigilância Socioassistencial do Suas; e Atualização sobre Reordenamento dos Serviços de Proteção Social Especial, beneficiando quase 10 mil profissionais em todo o estado.

Inserido no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG – 2016/2019), e com a parceria da Fundação João Pinheiro (FJP) e Associação Mineira de Municípios (AMM), o Programa Qualifica Suas propõe um conjunto de ações planejadas e coordenadas, em busca de qualificação e capacitação continuada dos gestores sociais e trabalhadores do Suas, da melhoria dos indicadores do Suas, o alcance das prioridades e metas de aprimoramento pactuadas, à adequação da gestão e do provimento de serviços e benefícios às normativas do Suas e a melhoria da qualidade dos serviços e benefícios socioassistenciais ofertados à população em situação de vulnerabilidade e risco social em Minas Gerais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.