Segunda, 23 de Maio de 2022
25°

Poucas nuvens

Uberlândia - MG

CNN

CNN faz lista com 6 motivos para conhecer Minas; você concorda?

CNN faz lista com 6 motivos para conhecer Minas; você concorda?

24/11/2016 às 16h57
Por: Adelino Júnior
Compartilhe:
[caption id="attachment_104245" align="aligncenter" width="620"]formatfactoryimage Foto: Divulgação[/caption]

Culinária, a capital dos bares, Aleijadinho, o lobo guará e muito mais; fique orgulhoso vendo essa lista gringa sobre Minas Gerais.

Dizem por ai que os mineiros são bairristas, orgulhosos do estado natal. Sempre que podem, dão um jeito de valorizar Minas Gerais, seja pela história, pela cultura, pela culinária.

E se não faltava mais motivo para isso, CNN divulgou, nesta quarta-feira (23), seis motivos imperdíveis para conhecer Minas Gerais (para acessar a lista) .

Motivos esses, que mineiro que é mineiro conhece bem, mas é bom para o resto do mundo conhecer um pouco mais do nosso estado.

Motivo 1: a culinária

O repórter Kevin Raub começa a elencar as qualidades de Minas pela rica culinária. O Estado já é conhecido pela comida feita aqui, e para o enviado da CNN, nas cozinhas de Minas, tudo que se faz é bom. Ele cita a cidade histórica de Tiradentes com seu circuito gastronômico, baseado em comida puramente mineira.

Motivo 2: BH, a capital dos bares

Outro ponto destacado pela matéria é quantidade enorme de bares da capital. Belo Horizonte é conhecida com capital dos bares, ele destaca o tradicional festival Comida di Buteco.

Motivo 3:  A história colonial

A história de Minas Gerais tem uma ligação muito próxima com o Brasil colonial, no período do ouro, a capital do país era em Vila Rica, hoje Ouro Preto. A cultura do estado está ligada a essa história, e em Minas guarda muitas cidades preservadas daquele tempo, como Ouro Preto, Mariana, Tiradentes, Diamantina, dentre outras, que também entram na lista da CNN. A matéria destaca a beleza das construções preservadas, e a riqueza do patrimônio histórico mineiro.

Motivo 4: Aleijadinho, o Michelangelo do Brasil

E por falar em patrimônio histórico, a lista não deixou de destacar a beleza da obra de Aleijadinho, intitulado pela matéria como Michelangelo do Brasil. O repórter destaca o monumento dos 12 apóstolos que  fica no santuário Bom jesus do matozinho, na cidade de Congonhas.

Motivo 5: As igrejas

As igrejas barrocas também recebem destaque, e entram na lista. Para o repórter, quem pretende visitar Minas Gerais não pode deixar de conhecer, na cidade antiga de Ouro Preto, patrimônio da Unesco, a Igreja de São Francisco de Assis (Largo de Coimbra s / n) e seu exterior esculpido por Aleijadinho.

Ele cita também a Basílica Nossa Senhora do Pilar, e também o Convento de São Francisco em pura opulência: a habitação, segundo o repórter, com pouco mais de meia tonelada de ouro e prata em sua nave é uma das mais deslumbrantes do Brasil.

Motivo 6: O Parque Natural do Caraça

E para fechar a lista, entra o Parque Natural do Caraça. Uma preciosidade guardada no seio da estrada real. No parque, antigo mosteiro e hoje pousada, é possível, durante a noite, os hóspedes terem contado com o Lobo Guará, um dos patrimônios da nossa Fauna. Enquanto os hóspedes degustam cachaça, os caninos aparecem para devorar o que restou da noite. Para o repórter, isso é o tipo de coisa que só acontece em Minas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.