Sábado, 18 de Setembro de 2021
28°

Alguma nebulosidade

Uberlândia - MG

Saúde e Bem-estar Febre

Febre Amarela: Pessoas que forem viajar para áreas de risco ou surto da doença devem estar imunes

Febre Amarela: Pessoas que forem viajar para áreas de risco ou surto da doença devem estar imunes

23/02/2017 às 10h49
Por: Adelino Júnior
Compartilhe:
[caption id="attachment_110522" align="aligncenter" width="480"] Cartão de vacinação deve estar em dia. Foto: Divulgação[/caption] Neste feriado, quem for viajar para áreas de risco de contaminação da Febre Amarela, deveria já ter se imunizado com pelo menos dez dias de antecedência. A recomendação é do Ministério da Saúde (MS) e, conforme o Secretário Municipal de Saúde, Elias Hércules, esse é o tempo necessário para que o organismo produza anticorpos suficientes para proteger contra a doença. "Se tem mais de 10 anos que a pessoa tomou a primeira dose, ela deverá procurar um posto de saúde para toar a segunda dose", acrescenta. Atualmente, conforme o MS, são 19 estados na área com recomendação permanente para a vacina. Entretanto, alguns municípios da Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro que estavam fora dessa determinação, foram classificados como área com recomendação temporária. Isso porque o vírus pode acabar se espalhando pelo país, uma vez que a movimentação de turistas de vários estados nesse período de carnaval é maior.

Dados

Em todo o país, mais de mil casos suspeitos de febre amarela já foram notificados este ano. Somente em Minas Gerais, em 83 municípios foram apontados casos suspeitos da infecção pela doença, e 44 municípios confirmaram a febre amarela. O número total de casos confirmados é de 234 e, de óbitos confirmados é de 83. Já, com relação a morte de primatas, confirmada com a febre a marela, foram 75 municípios de todo o estado. Em Minas, as cidades com o maior número de casos confirmados, são Caratinga (21) da região de Coronel Fabriciano, Ipanema (13) da região de Manhumirim; Itambacuri (12); Ladainha (29), Novo Cruzeiro (20) e Poté (12) ambos da região de Teófilo Otoni. O último Boletim Epidemiológico feito pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), divulgado ontem (21), apontou que, desde dezembro, foram aplicadas 10.262 doses de vacina contra a febre amarela em Ituiutaba. Conforme levantamento, os postos de saúde do município foram abastecidos com 50 mil doses. Levantamento da SES mostra que o caso do primata que foi encontrado morto no bairro Satélite Andradina no mês de janeiro, e que havia suspeita de morte pela doença, ainda está sendo investigado

Cobertura vacinal em Ituiutaba é a segunda menor da região

Segundo informações da SES, em Ituiutaba, a cobertura vacinal entre os anos de 2007 e 2016, foi de 48,3% da população, uma vez que foram distribuídas 49.767 doses de vacina, e a população, segundo o IBGE/2012, era de 98.392 habitantes. O percentual de pessoas vacinadas na cidade é o segundo menor entre os municípios da região (menor que Cachoeira Dourada, Canápolis, Capinópolis, Centralina, Gurinhatã, Ipiaçu e Santa Vitória), ficando na frente apenas de Campina Verde.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Uberlândia - MG Atualizado às 11h45 - Fonte: ClimaTempo
28°
Alguma nebulosidade

Mín. 20° Máx. 35°

Dom 36°C 23°C
Seg 37°C 22°C
Ter 39°C 23°C
Qua 39°C 22°C
Qui 40°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete