Domingo, 23 de Janeiro de 2022
25°

Alguma nebulosidade

Uberlândia - MG

Saúde e Bem-estar Governador

Governador Anastasia fala sobre Jovens Mineiros Cidadãos do Mundo e a internacionalização de Minas Gerais

Governador Anastasia fala sobre Jovens Mineiros Cidadãos do Mundo e a internacionalização de Minas Gerais

16/08/2013 às 12h31
Por: Adelino Júnior
Compartilhe:
      Agência Minas anastasia   Palavra do Governador destaca Programa do Governo de Minas que oferece oportunidades de intercâmbio cultural no exterior para jovens.
Nesta sexta-feira (16), um grupo de alunos e professores da rede pública de ensino de Minas Gerais retorna do Canadá após um intercâmbio durante o qual desenvolveram suas habilidades na língua inglesa e conheceram melhor a cultura do país. A viagem foi uma das iniciativas do projeto pioneiro do Governo do Estado, o Programa Jovens Mineiros Cidadãos do Mundo, coordenado pela Assessoria de Relações Internacionais da Secretaria-Geral da Governadoria. A ação é o tema do programa Palavra do Governador desta semana. “Nós tivemos essa grata oportunidade de mandar jovens mineiros para estudos em Vancouver, especialmente para que eles desenvolvam um conhecimento melhor da língua inglesa, mas também, é claro, para proporcionar a eles uma experiência de vida única. O grande objetivo do Programa Jovens Mineiros Cidadãos do Mundo é exatamente fortalecer aquilo que, acredito, é o maior patrimônio de Minas Gerais: o nosso capital humano, a qualidade da nossa gente”, afirma o governador Antonio Anastasia. O intercâmbio para a cidade canadense integra o conjunto de iniciativas realizadas pelo Governo de Minas para dar um novo sentido para o Ensino Médio. Os estudantes foram selecionados em 11 escolas participantes do projeto Reinventando o Ensino Médio que, desde o ano passado, vem sendo implantado nas escolas estaduais de Minas Gerais. “São jovens que vão voltar, certamente, muito mais preparados e com muito mais ânimo para terem um futuro mais promissor em nossa querida Minas Gerais”, acredita Anastasia. Desde o lançamento de sua edição piloto, em 2008, até agora, apenas alunos mineiros do ensino superior haviam participado do Programa Jovens Mineiros Cidadãos do Mundo. Já foram realizadas 11 edições e quase 250 participantes foram capacitados em nove áreas diferentes. “O objetivo é valorizar a qualidade do nosso capital humano. Já tivemos parcerias com Índia, Cingapura, França e Japão, mandando nossos jovens para esses países para se aperfeiçoarem e adquirirem conhecimento de novas culturas, novos hábitos e novas técnicas”, afirma o governador, Nesse intercâmbio cultural, Minas Gerais também vai receber estudantes de outros países para conhecer um pouco sobre a realidade e a cultura do Estado. Nos próximos dias, desembarcam em Belo Horizonte 20 japoneses oriundos de Yamanashi, no Japão, em comemoração aos 40 anos de cooperação entre Minas e a província japonesa. O governador destaca também o processo de internacionalização de Minas Gerais, que vem sendo empreendido pelo Governo do Estado. “Minas Gerais, felizmente, tem conseguido, ao longo dos últimos anos, um reconhecimento internacional bastante vigoroso. Nós temos de apresentar o que fazemos, mostrar as nossas oportunidades. Temos condições de apresentar as potencialidades de Minas, gerando mais riquezas no nosso Estado e, é claro, oportunidades aos nossos jovens”, conclui o governador.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.