Terça, 18 de Janeiro de 2022
19°

Alguma nebulosidade

Uberlândia - MG

Saúde e Bem-estar Hemocentro

Hemocentro de Ituiutaba está com baixo estoque de bolsas sanguíneas e pede doadores

Hemocentro de Ituiutaba está com baixo estoque de bolsas sanguíneas e pede doadores

05/07/2017 às 12h26
Por: Adelino Júnior
Compartilhe:
A situação do estoque de bolsas sanguíneas da unidade do Hemominas de Ituiutaba está crítica: o hemocentro, que atende diversas cidades do Pontal do Triângulo, tem uma demanda de cerca de 30 bolsas diárias. Entretanto, a unidade recebe doação de apenas 10 a 12 bolsas de sangue por dia. "Já houve vez de termos apenas seis bolsas em um dia. Nas férias e época de frio cai ainda mais o estoque", informa Adelina Franco, que faz parte da equipe de captação. Vania Alves está com a mãe, Lázara Alves,  internada no hospital São José, aguardando duas bolsas de sangue. "Na minha família, quem está apto a doar, já doou nos últimos meses e precisa esperar mais um tempo. Por isso estamos fazendo uma campanha nas redes sociais convidando amigos para doar o sangue para minha mãe", conta. De acordo com Adelina, a demanda na unidade é por qualquer tipo sanguíneo. "O negativo é universal e pode ser doado para todos os tipos de sangue. Em casos como o da Lázara, solicitamos que para cada bolsa que a pessoa precisa, venha três doadores. Porque além de ajudar a abastecer nossos estoques, antes de ir para a transfusão, esse sangue passa por diversas análises", explica.

Uma bolsa de sangue salva até quatro vidas

O sangue é separado e serve para doação de plaquetas, hemácias e plasma. Entre os critérios para doação está:
  • Ter boa saúde;
  • Não ter tido hepatite após 11 anos;
  • Não ter feito procedimentos como piercing, maquiagem definitiva ou tatuagem nos últimos 12 meses;
  • Não ter feito procedimento cirúrgico recentemente (geralmente, nos últimos 3 meses, o que vai depender da cirurgia);
  • Ter idade entre 16 e 69 anos;
  • Homens devem aguardar intervalo de dois meses entre uma doação e outra, não excedendo o máximo de quatro doações ao ano;
  • Mulheres devem aguardar intervalo de três meses entre uma doação e outra, não excedendo o máximo de três doações ao ano;
  • O doador deve pesar entre 50 e 140 quilos.
Para ajudar e doar sangue para a mãe de Vânia, basta ir no Hemominas de Ituiutaba e dizer que foi doar sangue para Lázara Alves Lima. Não é necessário ter o mesmo tipo sanguíneo, pois caso não seja compatível, a Unidade do Hemocentro faz a troca. O hemocentro de Ituiutaba fica na Av. Quarenta e Nove, 125; Bairro Elândia e atende de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h30 e das 13h às 15h30.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.