Sexta, 24 de Setembro de 2021
29°

Trovoada

Uberlândia - MG

Saúde e Bem-estar Ituiutaba

Ituiutaba promove coleta extra de sangue e cadastro de candidatos à doação de medula óssea

Ituiutaba promove coleta extra de sangue e cadastro de candidatos à doação de medula óssea

29/08/2013 às 09h49
Por: Adelino Júnior
Compartilhe:

hemominas

Neste sábado (31 de agosto), a Fundação Hemominas em Ituiutaba estará aberta para coleta de sangue e cadastro de candidatos à doação de medula óssea. A ação acontece das 8h às 13h, na própria unidade, localizada na Avenida 49, com 18 e 20, n°125, bairro Elândia. A previsão é atender cerca de 120 candidatos à doação de sangue e cadastro de medula óssea.

Segundo a Portaria 1.353/2011 do Ministério da Saúde, podem doar sangue cidadãos com boa saúde, idade entre 18 e 67 anos. Os candidatos devem pesar acima de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, e que não tenham doença de Chagas.  Jovens com 16 e 17 anos, somente poderão se candidatar à doação de sangue com a presença dos responsáveis legais ou autorização dos responsáveis com firma reconhecida em cartório, cujo modelo de autorização está disponível no site www.hemominas.mg.gov.br.

A idade máxima para a primeira doação de sangue é de 60 anos. Os candidatos, que já tiverem doado pelo menos uma vez antes dos 60 anos, poderão doar até a idade de 67 anos.

Para mais informações sobre os critérios para doação de sangue acessar http://www.hemominas.mg.gov.br/hemominas/menu/cidadao/doacao/condicoes_doacao ou ligar para o 155.

Para os jovens, principalmente, o hotsite www.projetonaveia.com.br promove interatividade e participação também na divulgação da doação. Acesse e conheça o Projeto na Veia.

Para doar sangue a pessoa deve ter e estar com boa saúde, portanto saiba como se prevenir contra a gripe:

  • Lave as mãos frequentemente com água e sabão, principalmente após tossir ou espirrar;
  • Ao tossir ou espirrar, cubra a boca com a parte interna do braço;
  • Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
  • Evite ambientes fechados e com aglomeração de pessoas;
  • Nunca use medicamentos sem orientação médica;
  • Em caso de suspeita de gripe, procure seu médico ou a unidade de saúde mais próxima.

Mais informações acesse http://www.saude.mg.gov.br/gripe

Para se cadastrar como candidato à doação de medula óssea é preciso apresentar documento oficial de identidade com foto, preencher os formulários para o cadastramento, ter entre 18 e 55 anos, boa saúde e não apresentar doenças infecciosas ou hematológicas. A pessoa que se candidatar recebe todos os esclarecimentos sobre o processo de doação e, em seguida, é colhida uma pequena amostra de sangue (cerca de 5 ml) que será submetida ao exame de classificação da medula (HLA). O resultado da tipagem HLA e os outros resultados dos exames de Histocompatibilidade/Imunogenética serão incluídos no Redome, coordenado pelo Laboratório de Imunogenética do Instituto Nacional do Câncer - Inca, do Ministério da Saúde.

No momento da doação da amostra de sangue a pessoa assina um Termo de Consentimento com orientações sobre o que é o transplante de medula óssea e fica ciente que: o candidato à doação de medula óssea deve encontrar-se em bom estado de saúde e o resultado dos exames de compatibilidade (HLA) não estará disponível ao doador.   Quando surgir compatibilidade do candidato com algum dos pacientes que aguardam o transplante, novos procedimentos vão garantir a efetivação da doação.

 A chance de encontrar um doador com medula compatível entre não parentes é de 1 em 100 mil, devido à miscigenação do povo brasileiro. Para aumentar as possibilidades de transplante, é necessário que o número de candidatos à doação cresça no país. Se for encontrado um doador compatível, o mesmo é convidado a fazer, voluntariamente, a doação (o Inca mantém em sigilo a identidade do paciente).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Uberlândia - MG Atualizado às 21h00 - Fonte: ClimaTempo
29°
Trovoada

Mín. 20° Máx. 34°

Sáb 36°C 22°C
Dom 35°C 22°C
Seg 34°C 21°C
Ter 35°C 21°C
Qua 36°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete