Quinta, 28 de Outubro de 2021
26°

Nuvens esparsas

Uberlândia - MG

Saúde e Bem-estar Avenida

Avenida José João Dib terá ciclovia inaugurada em junho; radares estão sendo instalados para coibir tráfego em alta velocidade

Avenida José João Dib terá ciclovia inaugurada em junho; radares estão sendo instalados para coibir tráfego em alta velocidade

24/05/2019 às 16h53
Por: Adelino Júnior
Compartilhe:

Ituiutaba terá inaugurada no dia 30 de junho uma ciclovia em parte da Avenida José João Dib. O intuito é beneficiar um grande número de pessoas que utilizam a bicicleta, tanto para o deslocamento do dia-a-dia, quanto para a prática de atividade física. “Nós preparamos um projeto de viabilidade e tivemos o total apoio do prefeito Fued Dib. Já adquirimos todo o material necessário para demarcação dos espaços e queremos inaugura-la ainda no mês de junho”, disse o secretário Odeemes Braz dos Santos.

Neste primeiro momento está sendo preparada a instalação de radares nos dois sentidos da via, com o objetivo de inibir o tráfego de veículos em alta velocidade. “Trata-se de um projeto muito maior que a simples instalação de radares. Mesmo sem a ciclovia, já havia a necessidade de uma intervenção para reduzir a velocidade no local. Como teremos ali uma ciclovia, a colocação de redutores de velocidade seria inviável. Daí, optarmos pela colocação do radar”, disse.

O secretário municipal de Trânsito também adiantou que será feita a recuperação da sinalização horizontal e vertical ao longo de toda a avenida. “Já fizemos este trabalho em diversos bairros de Ituiutaba e agora chegou o momento de voltarmos nossa atenção para a Avenida José João Dib, que é uma das mais importantes vias de Ituiutaba e por onde passam, diariamente, milhares de pessoas”, justificou Odeemes Braz.

Segundo o secretário, ao contrário do que foi veiculado “de forma maldosa” nas redes sociais, o aparelho não está sendo instalado na madrugada ou na “calada da noite” com o objetivo de surpreender motoristas. “Durante o dia temos um grande fluxo de veículos no local, inclusive de ônibus que fazem o transporte de passageiros, e pelo incômodo que a obra provoca, pois há a necessidade de cortes no asfalto por onde passarão toda a fiação, provocando assim grande quantidade de poeira”.

O secretário também deixou claro que existe uma série de procedimentos que antecede o início de operação do radar. “Isto não acontece do dia para a noite. Estamos fazendo agora a instalação da parte elétrica que permitirá seu funcionamento. Feito isto, vamos aguardar a vinda de técnicos do Inmetro, que farão sua aferição conforme a velocidade compatível naquela avenida. Antes que seja colocado em operação, deveremos ter concluída toda a sinalização indicativa, tanto vertical, quanto no solo. Por último, deverá haver a publicação desta informação em jornal impresso, com a data do seu ligamento, dando ciência a toda a população”, completou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.