Sábado, 25 de Junho de 2022
19°

Alguma nebulosidade

Uberlândia - MG

Saúde e Bem-estar SAMU

SAMU completa um ano de atividades na região com 6.432 atendimentos em Ituiutaba; veja balanço

SAMU completa um ano de atividades na região com 6.432 atendimentos em Ituiutaba; veja balanço

03/07/2019 às 13h33
Por: Adelino Júnior
Compartilhe:

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) completa nesta quarta-feira, 3 de julho, um ano de atuação em Ituiutaba e região, com milhares de atendimentos realizados. Em toda a área de atuação do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Região Triângulo Norte (CISTRI), que abrange 26 municípios, foram direcionadas 119.956 ligações para a central do SAMU entre os dias 3 de julho de 2018 e 2 de julho de 2019, resultando em 32.941 atendimentos através das unidades móveis. Só em Ituiutaba, foram 6.432 atendimentos realizados.

“Neste dia em que completamos um ano de atividades do SAMU na região não podemos nos esquecer do quão importante foi à participação do prefeito de Ituiutaba, Fued Dib em todo o processo de implantação. Podemos dizer que ele foi um dos idealizadores do consórcio e sua atuação junto ao Governo do Estado foi decisiva para que este projeto se concretizasse e pudéssemos comemorar hoje com números tão expressivos nesta missão de salvar vidas humanas”, disse secretário executivo do CISTRI, Rodrigo Alvim.

Sobre o trabalho do SAMU, ele destacou que o atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência é extremamente importante para a recuperação do paciente e redução de possíveis sequelas. “Antes do SAMU, este atendimento era feito pelo Corpo de Bombeiros em cidades que contam com este serviço, ou pelo próprio município com equipes do Pronto Socorro e até mesmo por populares que faziam o transporte até as unidades de saúde. Um procedimento que em determinados casos, pode até mesmo agravar a situação do paciente”, comentou.

Atualmente o serviço é feito por uma equipe especializada e preparada para enfrentar as mais críticas situações e com poder de decisão para encaminhamento, de forma rápida e segura, às unidades de saúde aptas para o atendimento de média e alta complexidade, graças ao acordo firmado entre os municípios que integram o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Região Triângulo Norte (CISTRI).

“Outra conquista alcançada recentemente foi à destinação, pela Secretaria de Estado da Saúde, de uma aeronave para o resgate de paciente de forma ainda mais rápida. Trata-se de um helicóptero tribulado em parceria com o Corpo de Bombeiros, piloto e copiloto, e equipe médica completa do SAMU. A aeronave conta ainda com todo o equipamento necessário para o atendimento médico e é custeada e mantida pelo Governo do Estado”, disse Rodrigo Alvim.

O secretário executivo do CISTRI finalizou dizendo que novas conquistas estão por vir, visando melhorar ainda mais o trabalho do SAMU na região. Ele destacou que já se encontra em estágio avançado um processo que permitirá a destinação de recursos federais para manutenção e melhoria do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência na região Triângulo Norte. “Este processo também tem a participação efetiva do prefeito de Ituiutaba”, completou.

RELATÓRIO DE ATENDIMENTO EM ITUIUTABA

DE 03/07/2018 a 02/07/2019

1- Atendimentos realizados no município........... 6.432

- Atendimento por Unidade de Suporte Básico......5.719

- Atendimento por Unidade de Suporte Avançado....713

2 – Atendimento por Causas:

2.1 – Causas Clínicas.................................................. 4.197

2.2 - Causas Pediátricas .................................................179

2.3 - Causas Traumáticas........................................... .1.518

2.4 - Causas Psiquiátricas................................................ 225

2.5 - Causas Obstétricas.................................................. 313

3 – Atendimento por faixa etária:

3.1 - Idade de 0 - 1 ano.................................................... 106

3.2 - Idade de 2 - 9 anos....................................................183

3.3 - Idade de 10 a 19 anos ...............................................616

3.4 - Idade de 20 a 40 anos............................................. 1.726

3.5 - Idade de 41 a 60 anos............................................. 1.612

3.6 - Idade acima de 60 anos........................................... 2.189

4 - Atendimento por sexo:

4.1 – Feminino................................................................. 3.289

4.2 - Masculino .................................................................3.143

5 - Atendimentos por código

5.1 – Vermelho................................................................. .1.118

5.2 – Amarelo.....................................................................5.099

5.3 – Verde.............................................................................215

6 - Atendimento por apoio:

6.1 - Apoio da Polícia Militar.....................................................25

6.2 - Apoio do Corpo de Bombeiros..........................................26

6.3 - Apoio da Unidade de Suporte Avançado..........................20

- Saídas de Ambulância sem Atendimento.............................. 549

- Orientações Médicas........................................................... 1.863

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.