Quarta, 26 de Janeiro de 2022
24°

Nuvens esparsas

Uberlândia - MG

Saúde e Bem-estar Incêndio

Incêndio de grande proporção devasta área próxima do IFTM em Ituiutaba

Incêndio de grande proporção devasta área próxima do IFTM em Ituiutaba

08/07/2019 às 09h16
Por: Adelino Júnior
Compartilhe:

Na tarde do último sábado, 6 de julho, o 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Ituiutaba foi acionado para combater um incêndio na área de preservação ambiental próximo ao Instituto Federal do Triângulo Mineiro, às margens do Córrego Pirapitinga.

Uma guarnição prontamente chegou ao local e os militares aplicaram técnicas de combate a incêndio florestal. Devido às dimensões do incêndio, os bombeiros debelaram as chamas após horas de combate, com um total estimado de 2000m² de área queimada.

Os prejuízos dos incêndios florestais são imensuráveis. Fauna e flora são atingidos, causando destruição ao meio ambiente. Além dos problemas de saúde que afetam direta e indiretamente a população.

Não são poucos os animais encontrados mortos queimados nesses incêndios, sem falar da variedade desses animais.

Somado ao dano ecológico, está presente o risco para os bombeiros durante o combate às chamas, que se deparam com grandes labaredas de fogo, serpentes peçonhentas, animais selvagens, buracos e até mesmo armadilhas de caçadores.

Vale lembrar que provocar queimada é crime. De acordo com o Artigo 250 do Código Penal, queimar qualquer coisa em ambiente aberto é considerado crime, além de causar problemas à saúde e uma poluição absurda. A pena prevista é de reclusão, de 3 (três) a 6 (seis) anos, e multa de até R$ 50 mil.

Denúncias podem ser realizadas de forma anônima via 181 ou mesmo com a Polícia Militar via 190.

O Corpo de Bombeiros orienta a população que realize o contato via 193 o quanto antes, para que o combate seja realizado rapidamente, diminuindo assim a área afetada.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.