Quinta, 28 de Outubro de 2021
26°

Nuvens esparsas

Uberlândia - MG

Educação Segunda

Segunda (3) teve dois grandes incêndios na região da Serra da Aroeira em Ituiutaba

Segunda (3) teve dois grandes incêndios na região da Serra da Aroeira em Ituiutaba

04/08/2020 às 08h32
Por: Adelino Júnior
Compartilhe:

Na última segunda-feira, 3 de agosto de 2020, o 2° Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais em Ituiutaba foi acionado para combater dois focos de incêndio na região da Serra da Aroeira, na zona rural.

O primeiro deles, por volta das 14h, atingiu uma área equivalente a 30 hectares de cana, pastagens e uma grande mata de conservação ambiental. De acordo com testemunhas, o fogo começou nas lonas de freio de um caminhão que realizava o transporte de cana que estava sendo cortada naquele local. Devido ao superaquecimento dos freios e, em contato com a palha seca, deu início o fogo que se alastrou rapidamente, o caminhão foi retirado a tempo pelos funcionários da usina de cana. Os trabalhos de combate às chamas duraram cerca de duas horas e contaram com apoio de brigadistas de uma usina da região.

O outro foco de incêndio foi por volta das 21h, também perto da Serra da Aroeira, onde consumiu cerca de 60 hectares de cana e durou, aproximadamente, duas horas e não atingiu nenhuma fazenda e nem área de preservação. O Corpo de Bombeiros contou com o apoio de 9 brigadistas e 3 caminhões pipas de duas usinas sucroalcooleiras da região. A suspeita é de que este incêndio foi criminoso, mas até o momento ninguém foi identificado. Ao todo foram queimados uma área de mais de 90 hectares e gastos cerca de 60 mil litros de água, para combate às chamas.

Nesta época do ano, a escassez de chuvas, o tempo seco e o vento forte são fatores que contribuem para que as queimadas saiam do controle muito rapidamente, lembrando que o ato de colocar fogo em qualquer lugar é crime ambiental passível de multa e prisão. Ao se deparar com alguma pessoa colocando fogo em vegetações ligue no Disque Denúncia "181" e denuncie, para que o responsável seja punido.

Em caso de emergência entre em contato com o número 193 e peça ajuda.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.