Terça, 18 de Janeiro de 2022
18°

Alguma nebulosidade

Uberlândia - MG

Tecnologia Manhã

Manhã é marcada por filas e desrespeito ao distanciamento social no Centro de Ituiutaba; empresas podem ser multadas

Manhã é marcada por filas e desrespeito ao distanciamento social no Centro de Ituiutaba; empresas podem ser multadas

08/09/2020 às 10h58
Por: Adelino Júnior
Compartilhe:

A manhã desta terça-feira, 8 de setembro, foi mais uma vez marcada por aglomeração em alguns pontos do Centro de Ituiutaba, principalmente, na Rua 22 entre Avenidas 15 e 17, nas imediações de um banco, um casa lotérica e uma loja de departamentos. Situação semelhante também é comumente registrada em outras agências bancárias, na 22 entre 11 e 13 e na esquina da 20 com 15.

Conforme informações obtidas pelo Pontal em Foco, é de responsabilidade das empresas em questão o controle de tais filas, com necessidade de respeito às medidas de distanciamento social impostas pelo decreto em vigência, que posicionou Ituiutaba na Onda Vermelha do Plano Minas Consciente, o mais restritivo em Minas Gerais, que somente permite o funcionamento de empresas consideradas essenciais.

Tais estabelecimentos, que podem prestar atendimento ao público por serem considerado essenciais, caso não se atentem e permitam que as pessoas desobedeçam os limites de distanciamento e o uso de máscaras, por exemplo, estão sujeitos a serem multados pela Central de Fiscalização da Covid-19. A orientação é de que cada pessoa fique pelo menos dois metros distante da outra.

A Prefeitura de Ituiutaba informou que todos esses estabelecimentos foram devidamente orientados, sendo que o procedimento adotado em caso de nova identificação de irregularidades é o de multa. A informação é de que a Caixa Econômica Federal - CEF foi multada recentemente por conta de questão semelhante.

Ituiutaba atravessa um dos piores momentos já apresentados no quesito saúde, em decorrência da Covid-19, com taxa de transmissão elevada e confirmação de alto número de casos positivos a cada dia. Conforme boletim diário divulgado ontem, 7, o município registrava 2170 casos positivos, com 1650 recuperados e 54 óbitos, com resultado em 466 casos ativos da doença. Além disso, é grande a preocupação, pois muitas das pessoas que são vistas nas referidas filas são idosas, consideradas pelas autoridades de saúde grupo de risco em caso de contaminação.  

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.