Acontece CULTURA

Centro Municipal de Cultura recebe exposição gratuita de Leo Faria

Mostra é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e está disponível à visitação mediante agendamento

24/11/2020 10h05
Por: J.D.M.N
Centro Municipal de Cultura recebe exposição gratuita de Leo Faria

Referência internacional, considerado precursor e maior expoente da fotografia de Street Style do Brasil, Leo Faria lança sua primeira exposição fotográfica individual em sua terra natal, Uberlândia. A mostra é uma realização da Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e conta com o apoio da Canson, Canon, Beck’s e TV Integração. A visitação estará aberta de 3 de dezembro de 2020 a 3 de março de 2021, de segundas às sextas, das 12h às 17h, no Centro Municipal de Cultura. 

A exposição “Ao encontro de”, de acesso gratuito e aberta ao público, terá visitas presenciais agendadas pelo site aoencontrode.art.br, visando medidas de controle à COVID-19 como a entrada de 15 em 15 pessoas, além de permitir uma experiência de realidade virtual. A mostra será montada em local aberto em um espaço de 1.000 metros quadrados e conta com mais de 270 imagens feitas ao redor do mundo. O lançamento acontece no dia 3 de dezembro, a partir das 19h, com a presença do fotógrafo Leo Faria e do curador Josué Mattos. 

“Estou muito feliz porque depois de 14 anos morando fora de Uberlândia eu tenho a oportunidade de compartilhar parte do que eu vi, vivi e produzi neste período. Esta exposição é uma oportunidade de gratidão, de retribuir à cidade em forma de "encontros", todo um carinho pela minha terra”, relatou o fotógrafo.

A exposição: Leo Faria - ao encontro de (Trecho do texto curatorial)

Ao encontro de reúne imagens que reforçam a natureza complexa de diálogos solitários. Ecoam, em alguma medida, a questão elaborada por Virginia Woolf sobre o sujeito em conversa consigo: “mas quando o eu fala com o eu, quem é que fala?” Antes de responderem à questão, as imagens parecem ocupadas em tratar a necessidade de fragmentar as partes que compõem cada indivíduo para que vozes plurais possam emergir, falar, silenciar ou conversar umas com as outras. 

De fato, entre as centenas de pessoas que figuram a exposição, algumas poucas se relacionam: a mãe e o seu filho de colo, idosos sentados em um banco de praça à espera de outro pôr do sol, o pequeno grupo de jovens a criar barricadas, duas mulheres que cruzam o campo visual de uma senhora que observa o tempo acelerado a sua volta, dois rapazes abraçados a contemplar o mundo pela tela de um celular, crianças que brincam como se possuíssem asas – algumas prestes a alçar voo. Ou, ainda, um grupo de manifestantes que lutam contra a discriminação e a ascensão de tiranias autoritárias. Estes parecem estar em busca de recuperar seu direito de voar, ainda preservado no grupo de crianças. 

Leo Faria

Nascido em 23 de agosto de 1979, em Uberlândia - MG, Leo é formado em Publicidade, foi professor de criação e fotografia na Escola Superior de Marketing e Comunicação – ESAMC e, nos últimos 16 anos, se dedica exclusivamente à fotografia, sendo reconhecido como o precursor e maior expoente da fotografia de Street Style do Brasil. 

Colabora com inúmeras publicações nacionais e internacionais, assinando editoriais e capas de moda, além de ser responsável por importantes campanhas publicitárias. Em 2016, recebeu o prêmio de Melhor Fotografia de Moda do Ano pelo Prêmio Abril de Jornalismo. 

Em 2017, lançou o primeiro livro de Street Style do Brasil, o Street Style Book - Moda em Movimento publicado pela Editora Abril associada à Revista Elle. Fez e faz inúmeras palestras sobre sua trajetória e linguagem fotográfica. É o primeiro e único fotógrafo da América Latina a tornar-se embaixador da maior marca de papéis artísticos para fotografia, a Canson, uma marca francesa com 450 anos de história.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Uberlândia - MG

Uberlândia - Minas Gerais

Sobre o município
Uberlândia é um município brasileiro do interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Localiza-se a oeste da capital do estado, Belo Horizonte, distanciando-se desta cerca de 537 quilômetros.