Educação VAGAS

Inscrições para sistema educacional municipal uberlandense se encontram abertas

Também abertas as inscrições para a Cidade da Música

25/11/2020 08h56
Por: J.D.M.N
Inscrições para sistema educacional municipal uberlandense se encontram abertas

A Prefeitura de Uberlândia abre, a partir das 9h de hoje (25), as inscrições para o preenchimento das vagas nas escolas municipais urbanas e organizações da sociedade civil (OSCs) e também para o preenchimento de vagas e cadastro de reserva da Escola Municipal Cidade da Música para o ano letivo de 2021. 

Inscrições escolares

De acordo com a Instrução Normativa SME 006/2020, publicada no Diário Oficial do Município, edição 5.996, de 20 de novembro, as inscrições deverão ser feitas pelos pais ou responsáveis por alunos menores de 18 anos de idade ou pelo próprio candidato maior de 18 anos. Os documentos necessários para os candidatos serão certidões de nascimento ou de casamento ou Carteira de Identidade. Também serão exigidos CPF dos responsáveis (para candidatos menores de 18 anos) ou do próprio pretendente, endereço atual, nome da escola pretendida, ano de escolaridade e turno desejado, entre outros dados. 

O cadastramento será feito até as 23h do dia 4 de dezembro, no Portal da Prefeitura, pelo endereço eletrônico www.uberlandia.mg.gov.br, no link “Inscrição Escolar 2021”. O procedimento não é uma garantia automática de vaga. 

Quem não tiver computador com acesso à internet poderá se dirigir a qualquer instituição urbana de ensino municipal ou OSC para se cadastrar, conforme horário de atendimento da instituição. As unidades adotarão as medidas de segurança estabelecidas pelo Núcleo Estratégico do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 e pela Secretaria Municipal de Educação. Para as escolas municipais localizadas na zona rural não é necessário se inscrever. 

As inscrições relativas às unidades administradas pelas OSCs também serão integradas ao mesmo sistema das escolas municipais. Isto facilita o planejamento da rede municipal de ensino, unifica a base de dados e possibilita o controle total de alunos inscritos, além de evitar que um mesmo estudante se inscreva simultaneamente em duas unidades. 

Será de total responsabilidade dos pais, responsáveis ou alunos tomar conhecimento da lista de classificação. A expectativa é que a divulgação seja feita no dia 14 de dezembro. A lista de contemplados poderá ser conferida nas escolas ou pelo Portal da Prefeitura, pelo endereço eletrônico www.uberlandia.mg.gov.br, no link “Inscrições Escolares 2021”. 

As matrículas dos contemplados serão realizadas entre os dias 16 e 30 de dezembro e perderá o direito à vaga o candidato contemplado que não efetivar a matrícula no período previsto. Caberá a cada escola elaborar sua lista de espera e divulgá-la a partir do dia 18 de dezembro.

Escola Municipal Cidade da Música

Para se candidatar a uma vaga, pais ou responsáveis, além dos interessados que já completaram 18 anos, devem apresentar documento de identificação, comprovante de endereço e cartão de vacina do aluno. Até 10% das vagas são destinadas a estudantes com deficiência- para concorrer a elas, é preciso informar a condição e apresentar credencial ou laudo médico comprobatório. É preciso também estar atento aos limites de faixa etária para cada curso. 

Um sorteio público será feito para a seleção dos estudantes no dia 10 de dezembro, às 16h, na sede da escola, localizada na rua dos Juritis, 1.315, bairro Cidade Jardim. Os representantes dos alunos, bem como aqueles maiores de 18 anos, poderão acompanhar os trabalhos presencialmente. 

Para os cursos de musicalização I, viola caipira, percussão, desenho, teatro e canto coral, a classificação é voltada tanto para o preenchimento de vagas quanto para a lista de espera. Já para os cursos de violão, teclado, flauta doce, musicalização infantil II e III e guitarra, o sorteio será exclusivamente para a lista de espera. 

            A publicação do resultado dos sorteios está prevista para 14 de dezembro no site oficial da Prefeitura de Uberlândia e em mural da Escola Cidade da Música. As matrículas para os cursos de musicalização infantil I, viola caipira, percussão, canto coral, desenho e teatro poderão ser feitas de 16 a 30 de dezembro.

Confira abaixo a faixa etária permitida para cada curso:

* para o curso de musicalização infantil I, os nascidos de 01/04/2015 a 31/03/2017;
* para o curso de musicalização infantil II, os nascidos de 01/04/2013 a 31/03/2015;
* para o curso de musicalização infantil III, os nascidos de 01/04/2012 a 31/03/2013;
* para os cursos de violão, teclado, viola caipira, flauta doce, guitarra, percussão e desenho, os nascidos até 31/03/2012;
* para o curso de canto coral, os nascidos até 31/03/2003;
* para o curso de teatro, os nascidos até 31/03/2015.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Uberlândia - MG

Uberlândia - Minas Gerais

Sobre o município
Uberlândia é um município brasileiro do interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Localiza-se a oeste da capital do estado, Belo Horizonte, distanciando-se desta cerca de 537 quilômetros.