Sexta, 24 de Setembro de 2021
29°

Trovoada

Uberlândia - MG

Educação Aplicativos

Aplicativos de mensagens de tijucanos são invadidos após envio de mensagens sobre suposto sorteio

Aplicativos de mensagens de tijucanos são invadidos após envio de mensagens sobre suposto sorteio

18/12/2020 às 15h58
Por: Adelino Júnior
Compartilhe:

Na última quinta-feira, 17, aplicativos de mensagens de alguns tijucanos foram alvos de ação criminosa de estelionatários. Os invasores conseguiram acessar o aplicativo WhatsApp de pelo menos cinco pessoas, conforme apurou o Pontal em Foco, todos de forma semelhante.

A principal suspeita, conforme uma das vítimas do golpe, é de que o hacker tenha invadido o smartphone profissional de uma clínica médica e, de posse da lista de contatos dele, conseguiu ter acesso a outras pessoas e assim invadiu mais aparelhos, ampliando as chances de fazer vítimas, se passando pelo dono da rede social e solicitando uma ajuda momentânea, com um depósito em dinheiro para um pagamento emergencial, como de costume em suas ações fraudulentas.

Passando-se por representante da referida clínica, o golpista enviou mensagens aos contatos com a informação sobre a realização de um suposto sorteio, solicitando um código de seis dígitos, recebido via SMS, para confirmar participação no referido ‘evento’. É nesse momento que algumas das vítimas, pensando tratar-se de uma ação da clínica médica, acabaram enviando os números pelo aplicativo de mensagens e viabilizando o acesso do próprio WhatsApp ao estelionatário.

É nesse momento, ao ter acesso ao aplicativo, que o invasor inicia o envio de uma série de mensagens para os contatos mais próximos da vítima, com o intuito de aplicar mais golpes, desta vez pedindo o depósito de valores para realizar um pagamento com a promessa de reembolso posterior.

No caso em específico da vítima que repassou informações ao jornalismo, o aplicativo de mensagens foi recuperado horas após a invasão com o auxílio de um policial militar, irmão da vítima, e de um primo deles. Um boletim de ocorrência foi registrado na manhã desta sexta-feira, 18, e a Polícia Civil de Minas Gerais - PCMG investigará o caso. Até o momento, não há informações sobre possível êxito do criminoso em receber dinheiro das vítimas as quais fez contatos pelo aplicativo.

É importante ressaltar a necessidade de ativar a opção confirmação em duas etapas no campo segurança, no aplicativo WhatsApp, bem como que de nenhuma forma deve ser enviados códigos recebidos via SMS para outras pessoas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Uberlândia - MG Atualizado às 21h00 - Fonte: ClimaTempo
29°
Trovoada

Mín. 20° Máx. 34°

Sáb 36°C 22°C
Dom 35°C 22°C
Seg 34°C 21°C
Ter 35°C 21°C
Qua 36°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete