Domingo, 22 de Maio de 2022
11°

Alguma nebulosidade

Uberlândia - MG

Saúde e Bem-estar Minas

Minas Gerais é destaque em estudo sobre transparência para a Copa do Mundo

Minas Gerais é destaque em estudo sobre transparência para a Copa do Mundo

04/12/2013 às 11h03
Por: Adelino Júnior
Compartilhe:

minas-gerais-e-destaque-em-estudo-sobre-transparencia-para-a-copa-do-mundo

A capital mineira está entre as cidades-sede que melhor divulgam informações e contribuem para a participação popular.

Belo Horizonte está entre as três cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 que obtiveram pontuação acima da média em estudo que retrata os Indicadores de Transparência Municipal. O levantamento, realizado pelo Instituto Ethos, como parte das ações do projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios, foi divulgado na manhã desta terça-feira (3).
A capital mineira obteve nota geral de 70.33, estimativa que reflete alto nível de transparência, conforme os critérios do estudo. Além de Minas Gerais, somente Rio Grande do Sul, com Porto Alegre (71,82), e o Distrito Federal, com Brasília (77,26), superaram os 70 pontos no índice que vai de 0 a 100.
Entre as nove cidades-sede restantes, seis delas tiveram nota inferior à média de transparência. Apesar disso, o Instituto divulgou que houve evolução, em comparação com a estimativa de 2012. Na época, Porto Alegre e Belo Horizonte já figuravam entre as capitais com as maiores médias no índice de transparência.
Indicadores
Para construção dos Indicadores de Transparência Municipal, o Instituto Ethos analisa as ações públicas ligadas à realização da Copa e dos Jogos Olímpicos. A partir dos indicadores de transparência, o estudo pretende contribuir para a definição de dados referenciais para a tomada de decisões na gestão pública.
Foram considerados, para definição dos resultados, 90 quesitos sobre transparência e participação da população para cada município. Foram realizados questionamentos referentes aos sites de transparência das cidades-sede, com perguntas sobre a divulgação da execução orçamentária geral, possibilidade de download da base de dados, existência de espaços físicos para as pessoas solicitarem informações sobre a Copa, disponibilidade da matriz de Responsabilidade nos sites oficiais e, ainda, se há telefones gratuitos para pedir informações e esclarecimentos sobre o evento.
Copa em MG
Em Minas Gerais, as ações para a Copa do Mundo são trabalhadas de forma conjunta, por meio do Comitê Gestor do Projeto Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo de 2014. Sob presidência do vice-governador Alberto Pinto Coelho, o comitê atua como fórum integrador das secretarias de Estado envolvidas na realização do evento esportivo.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.