Sábado, 12 de Junho de 2021
(34) 99843-3789
Tecnologia Dmae

Dmae realiza minicurso de instalação de biodigestores, em Uberlândia

Dmae realiza minicurso de instalação de biodigestores, em Uberlândia

27/01/2021 09h35
Por: Adelino Júnior

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) vai realizar um minicurso para instalação de biodigestores voltado aos produtores rurais da Tenda do Moreno. A iniciativa acontecerá no próximo sábado (30), a partir das 8h, na fazenda Pindaíba. Também serão doados aos participantes 70 dispositivos. A iniciativa integra o projeto “Água Vida”, contrapartida social da obra do Sistema Capim Branco.

O gerente ambiental do Dmae, Celismar Costa, ressaltou que no minicurso serão feitas orientações sobre a instalação, manutenção e benefícios do uso dos biodigestores nas propriedades rurais. “Na busca por uma melhor qualidade de vida para os moradores da comunidade, avaliamos ser de grande importância o fornecimento desses equipamentos, bem como o minicurso. Sabemos que melhorias sanitárias são fundamentais para prevenir doenças”, afirmou.

O biodigestor, assim como a fossa séptica, possibilita à propriedade ter um tratamento adequado dos dejetos gerados nos imóveis rurais. “Ele faz um tratamento biológico e a parte líquida, livre de contaminação, vai para o sumidouro ou vala de infiltração, podendo ser utilizada para irrigação de plantação de banana”, finalizou o gerente ambiental.

As propriedades rurais às margens do Rio Araguari também foram cadastradas no Programa Buriti. O levantamento apontou que diversos imóveis não contavam com o sistema de esgotamento sanitário rural adequado. Diante dessa necessidade, o Dmae, por meio de seu projeto social, desenvolveu a iniciativa da doação dos biodigestores e da realização do minicurso.

 Água Vida

O projeto “Água Vida”, contrapartida social do Sistema Capim Branco, tem realizado diversas ações de melhoria social e qualidade de vida para a população do entorno da obra. Dentre estas iniciativas estão a reforma da escola da comunidade da Tenda do Moreno, a delimitação das áreas de preservação permanente (APP) e respectiva revitalização com plantio de espécies nativas por meio do Programa Buriti. Outra ação são os cursos profissionalizantes em andamento no Centro Educacional Supere. Para mais notícias de Uberlândia CLIQUE AQUI!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.