Sábado, 27 de Novembro de 2021
19°

Nevoeiro

Uberlândia - MG

Redução

Redução no horário de funcionamento de bares e conveniências está entre medidas sugeridas por Comitê à Prefeitura de Ituiutaba

Redução no horário de funcionamento de bares e conveniências está entre medidas sugeridas por Comitê à Prefeitura de Ituiutaba

28/01/2021 às 08h03
Por: Adelino Júnior
Compartilhe:

O Comitê Externo de Enfrentamento ao Novo Coronavírus esteve reunido na tarde da última quarta-feira, 27, a partir das 16h, no Centro Municipal de Assistência Pedagógica e Aperfeiçoamento Permanente de Professores - CEMAP, vinculado à Secretaria de Educação, para deliberar sobre o atual momento que apresenta agravamento na crise sanitária gerada pela Covid-19. 

Os membros discutiram sobre os dados de incidência de novos casos da doença no município e também abordaram formas de enfrentamento diante do cenário atual. Inicialmente foi ressaltado o aumento dos casos e a alta taxa de mortalidade apresentada no município, bem como a preocupação das equipes de saúde com a aproximação do Carnaval. 

Um relatório epidemiológico com a quantidade de novos casos de Covid-19 e de óbitos no ano de 2021 foi apresentado aos membros, com números que mostram que desde a decisão de cancelamento dos eventos festivos no município houve queda no número de novos casos. Também foi revelada a preocupação das autoridades de saúde em razão de 64% dos leitos disponíveis no município estarem ocupados, com evidências de que houve o aumento de contaminação como reflexo das festas de final de ano. 

Em deliberação de sugestão de medidas ao Poder Executivo foi decidido por maioria de votos que o horário de funcionamento de bares, restaurantes e conveniências deverá ser autorizado das 6h até às 23h. Outra sugestão aprovada é que os eventos comemorativos formais, informais e particulares continuem proibidos. Com relação ao comércio, os membros do Comitê decidiram sugerir pela continuidade do funcionamento com as devidas medidas preventivas e que haja restrição de presença de duas pessoas família no interior dos supermercados. 

Por fim, os membros do Comitê sugeriram, em ata, pela não autorização da instalação de um circo na cidade neste momento, bem como que, caso um novo decreto seja publicado, que o novo texto seja válido por trinta dias. Após o recebimento e análise de tais propostas o Poder Executivo definirá se aceitará tais recomendações.

Estiveram presentes na reunião, além de membros do Poder Executivo, representantes das seguintes entidades: PROCON, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Unidade Regional de Saúde, Hospital São José, Hospital São Joaquim, Hospital Nossa Senhora d’Abadia, Conselho dos Pastores, Diocese de Ituiutaba, UEMG, UFU, FACMAIS, Sindcomércio, ACII, OAB e Conselho Estadual de Saúde.

Para mais informações sobre Ituiutaba, clique aqui!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.