Quarta, 16 de Junho de 2021
(34) 99843-3789
Cotidiano ITURAMA

Tenente Cláudio se despede do serviço ativo na PMMG e se transfere para a reserva

Com a passagem para a reserva, o tenente recebe a promoção à capitão

08/06/2021 16h56 Atualizada há 1 semana
Por: Redação Pontal
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Na última segunda-feira, 7, o tenente Cláudio Aparecido da Silva, lotado em Iturama, se transferiu para a reserva da Polícia Militar de Minas Gerais - PMMG. Na ocasião, obedecendo às normas de limitações de aglomerações de pessoas, os colegas de trabalho do oficial lhe prestaram algumas homenagens. Com a passagem para a reserva, o tenente recebe a promoção à capitão da PMMG.

 

O capitão Cláudio prestou relevantes serviços à população de Iturama e região em prol da segurança pública ao longo de sua carreira que teve duração de 28 anos na Polícia Militar.

Nascido no ano de 1974 na cidade de Campina Verde, ele residiu até os cinco anos de idade na região rural conhecida como Ponte Grande, onde seus pais, senhor Raimundo e dona Aparecida trabalhavam como lavradores.

Após esta etapa no ano de 1979, foi para Iturama, onde teve sua infância no Bairro Jardim América. Ele iniciou os estudos na Escola Municipal Santa Rosa no ano de 1980, tendo como primeira professa a senhora Cleidimar, posteriormente concluiu o ensino médio na Escola Estadual Antônio Ferreira Barbosa no ano de 1992.

O jovem Cláudio, sendo pessoa de origem humilde, iniciou seus primeiros trabalhos na inativa empresa EKEL materiais para construção, como office-boy. Posteriormente trabalhou no antigo Frigorífico São João na função de lombador  e no Hotel Oliveira exerceu a função de recepcionista. Ele ingressou nas fileiras da Polícia Militar, no ano de 1994, após ser aprovado no concurso para admissão ao cargo de Soldado da PMMG, tendo  realizado o curso aqui mesmo na cidade de Iturama-MG, no primeiro curso destacado da região de Uberaba-MG.

 

Após concluir o curso de Soldado no ano de 1995 e trabalhar como soldado cerca de 6 meses, prestou concurso para o cargo de Sargento, onde teve sua aprovação em primeiro lugar na região de Uberaba-MG, sendo convocado em janeiro de 1996, realizando o curso cidade de Belo Horizonte-MG, onde ao final deste ano consagrou-se Sargento da PMM, retornando a cidade de Iturama, onde trabalhou no serviço operacional – (Radio Patrulhamento) por onze longos anos e, posteriormente, iniciou atividade administrativa na atual 3ªCia PM Ind, na Seção de logística, local onde realizava a função de compras, contrato e convênios, e pregoeiro.

O jovem Sargento Cláudio que se apresentou a cidade de Iturama aos 22 anos de idade, mesmo com as demandas do trabalho conseguiu completar seu primeiro curso superior, colando grau no ano de 1997 no curso de ciências biológicas na cidade de Jales, no estado de São Paulo. Na função de sargento, foi promovido por mérito nas graduações em ordem hierárquica de Terceiro Sargento em 1996, Segundo Sargento em 2007 e Primeiro Sargento em 2011.

 

No ano de 2011, prestou o concurso para admissão ao Curso de habilitação de oficiais da PMMG, finalizando o curso em 2012 na cidade de Belo Horizonte na Academia da Polícia Militar, bem como, concluindo o seu segundo curso superior denominado Curso Superior de Tecnologia e Gestão de Segurança Pública neste ano.

Ao concluir com êxito o curso de Oficiais, foi promovido ao posto de Segundo Tenente, onde foi destacado novamente para a cidade de Iturama e assim, exerceu várias funções inerentes ao posto de Tenente. No ano de 2016, foi promovido ao posto de Primeiro Tenente por mérito.

 

Pelo comportamento idôneo e capacidade intelectual foi designado para exercer função no serviço de inteligência da Policia Militar, iniciando suas atividades ano de 2014 e finalizando sua carreira nesta mesma função, local onde pôde auxiliar em muito na diminuição da criminalidade violenta na região da área da Terceira Companhia de Policia Militar Independente, a qual compreende os municípios de Iturama, Campina Verde, Carneirinho e Limeira do Oeste.

O militar atuou em pareceria com diversos órgãos do sistema de segurança pública em operações no combate ao tráfico de drogas e ou furtos e roubos, bem como, em crimes de colarinho branco.

Portanto, agora se consagra a vitória pela missão realizada e a sensação do dever cumprido em seus 28 anos de serviço à corporação de Tiradentes, servindo e protegendo a Sociedade Mineira, em específico a sociedade Ituramense, finalizando sua brilhante carreira na bissecular Instituição de Tiradentes, a PMMG.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Iturama e região - MG

Iturama e região - Minas Gerais

Sobre o município
Acompanhe as principais notícias de Iturama e de cidades da região. Campina Verde, Carneirinho, Limeira do Oeste, São Francisco de Sales e União de Minas.
Uberlândia - MG
Atualizado às 11h14 - Fonte: Climatempo
23°
Alguma nebulosidade

Mín. 15° Máx. 28°

23° Sensação
13 km/h Vento
38% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (17/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Sexta (18/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens