Terça, 07 de Dezembro de 2021
19°

Nuvens esparsas

Uberlândia - MG

Saúde e Bem-estar Corpo

Corpo de Bombeiros de Ituiutaba dá dicas para evitar acidentes com fogos de artifício

Corpo de Bombeiros de Ituiutaba dá dicas para evitar acidentes com fogos de artifício

31/12/2013 às 13h13
Por: Adelino Júnior
Compartilhe:
fogos Com a virada do ano, muitas pessoas compram fogos de artifício dos mais diversos tipos para comemorar a data. No entanto, é preciso algumas precauções para que a alegria do ano não se torne uma tragédia. O primeiro passo é evitar a compra de material clandestino. “É importante observar se o local de venda é credenciado pelo Corpo de Bombeiros”. “Nessas lojas, os vendedores passam por um treinamento para que estejam em condições de orientar os usuários sobre as medidas de segurança para utilizarem os fogos.   Precauções
  • Sempre leia e siga as instruções na embalagem;
  • Sempre use fogos em locais abertos;
  • Sempre armazene fogos em local frio e seco;
  • Sempre solte fogos sob a supervisão de adultos e de acordo com a sua idade;
  • Nunca tente reutilizar os fogos que tenham falhado;
  • Nunca atire fogos na direção de outras pessoas;
  • Nunca atire fogos de lugares fechados, como carros ou residências;
  • Nunca faça experiências, modifique ou tente fazer seus próprios fogos de artifício;
  • Nunca utilize fogos após ingerir BEBIDAS ALCÓOLICAS.
  • Não desmontar os fogos.
  • Não fumar dentro dos estabelecimentos que vendem fogos.
  • Antes de usar um produto, ler cuidadosamente as instruções impressas nas embalagens e ter cuidado ao segurar os fogos para evitar acidentes.
Os bombeiros orientam também que a primeira providência para quem comprar os fogos de artifício é ler atentamente as instruções contidas na embalagem. “Mesmo com a orientação do vendedor, é indispensável ler todo manual para o manuseio correto e evitar acidentes”, alerta. Os bombeiros alertam também que os fogos devem sempre ser soltos em locais abertos e distantes de material combustível e áreas de concentração de público. Os bombeiros lembram que há fogos específicos para crianças, adultos e profissionais e que essa classificação deve ser respeitada. As outras dicas são nunca armazená-los em locais úmidos e nem tentar a sua reutilização, caso tenham falhado. “Mas a principal orientação é nunca soltar fogos após uso de bebida alcoólica. Álcool e fogos não combinam”, alerta. Dentre os principais acidentes causados pelos fogos estão as queimaduras, amputação dos dedos e das mãos, cegueira e trauma acústico provocado pelo barulho da explosão. Veja a classificação dos fogos: Classe A (Infantil) - Podem ser vendidos a menores e sua queima é livre (recomendável assistência de adultos) Classe B (Juvenil) - Podem ser vendidos a menores, mas a sua queima é proibida em terraços, portas ou janelas que tenham proximidade com vias públicas (recomendável assistência de adultos) Classe C (Adulto) - Venda proibida a menores de 18 anos Classe D (Profissionais) - Venda proibida a menores de 18 anos. Só pode ser queimado com licença prévia da autoridade competente Dicas de Primeiros Socorros Em caso de acidente acione os Bombeiros Imediatamente através do telefone 193! Cubra o local afetado com um pano limpo. Nunca fure as bolhas, elas ajudam a proteger a área queimada Não retire roupas grudadas, fragmentos de objetos ou graxas das lesões Não use pomadas sem ordem médica, nem toque as lesões com as mãos Procure socorro médico imediatamente. Se houver sangramento, faça um curativo com gaze ou um pano bem limpo até a chegada do socorro. Seguir as orientações é fundamental para evitar os acidentes.

BOMBEIRO: O AMIGO CERTO NAS HORAS INCERTAS!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.