Uma nova variante do Sars-CoV-2, mais infecciosa e que foi detectada no Reino Unido está presente em Capinópolis e, provavelmente, em outras cidades da Microrregião de Ituiutaba. A variante, surgida após mutações, se tornou a forma mais comum do vírus em algumas partes da Inglaterra em questão de meses.
O secretário de Saúde de Capinópolis, Giovani Mafioleti, repassou informações sobre a confirmação da presença da cepa por meio da redes sociais da prefeitura, quando alertou a população sobre os riscos causados pela mutação do vírus e solicitou apoio para mais uma fase de enfrentamento à Pandemia.
Conforme o secretário, trata-se da cepa B 1.1.7, também conhecido como Cepa do Reino Unido, que pode ser até quarenta por cento mais letal e que tende a agravar o quadro clínico dos pacientes mais rápido.
O gestor da pasta informou que a informação foi confirmada pela Unidade Regional de Saúde - URS. Questionado, o órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais - SES/MG não repassou, até o momento, mais informações sobre mutações do vírus nas outras cidades da Microrregião.
Mín. 15° Máx. 30°