Domingo, 24 de Outubro de 2021
20°

Alguma nebulosidade

Uberlândia - MG

Saúde e Bem-estar LUTO

Vereador Thiarles Santos morre por complicações da Covid-19

O falecimento do parlamentar foi confirmado em suas redes sociais e pela Câmara Municipal de Uberlândia

17/09/2021 às 11h06 Atualizada em 17/09/2021 às 19h25
Por: Fernando Natálio
Compartilhe:
Foto: Aline Rezende/CMU
Foto: Aline Rezende/CMU

O vereador Thiarles Santos morreu, nesta sexta-feira (17), por complicações da Covid-19. Ele estava internado há quase um mês em um hospital de Uberlândia para tratar do coronavírus. O falecimento do parlamentar foi confirmado em suas redes sociais e pela Câmara Municipal de Uberlândia. Thiarles deixa esposa e quatro filhos.

“Thiarles Santos foi um homem apaixonado pela vida. Era alguém que dominava todos os ambientes com o carisma, a inteligência e o vigor de um grande líder. É uma pena que ele tenha ido embora tão cedo, sem concretizar seus grandes sonhos e sem ver seus filhos crescerem. Sua perda foi uma tragédia incomensurável que deixará um enorme vazio. Orem por sua esposa, sua mãe e os quatro filhos”, constou a nota nas redes sociais do vereador.

“A Câmara Municipal de Uberlândia lamenta participar o falecimento do vereador Thiarles Santos, do PSL, aos 34 anos de idade, ocorrido na manhã desta sexta-feira, 17 de setembro, no Hospital Santa Clara em Uberlândia, onde estava internado desde o dia 20 de agosto com o Covid-19”, citou a nota do Legislativo uberlandense.

A Prefeitura de Uberlândia também divulgou uma nota de pesar. “É com grande pesar que a Prefeitura de Uberlândia informa a notícia do falecimento do vereador Thiarles Santos (PSL). Em lamento e em solidariedade aos familiares e amigos, o prefeito Odelmo Leão determinou a decretação de luto oficial por três dias, conforme edição especial do Diário Oficial do Município que será publicada nesta sexta-feira (17)”, mencionou.

Thiarles Santos testou positivo para a doença no dia 17 de agosto. Na mesma data, em suas redes, o vereador afirmou que os sintomas iniciaram do dia 14 para o dia 15. No dia 4 de setembro, a assessoria do vereador divulgou uma nota oficial na qual mencionava que seu estado inspirava cuidados. Citou também que os médicos iam iniciar o procedimento para retirada de parte da sedação.

Na última quarta-feira (15), nota oficial publicada em suas redes sociais informava que o quadro clínico era delicado e que estava programado para a última terça-feira (14) uma traqueostomia, porém, devido a uma instabilidade, não foi possível realizá-la.

Nesta sexta-feira, em nota oficial que confirmou a morte do vereador, o presidente da Câmara, vereador Sérgio do Bom Preço (PP), se solidarizou e prestou condolências aos familiares e amigos, em nome de todo o Poder Legislativo.

“O vereador Thiarles Santos deixou sua história e legado na Câmara Municipal de Uberlândia nestes 7 meses e 20 dias que passou conosco. Como integrante do Poder Legislativo Municipal, o vereador teve como função primordial representar os interesses da população perante o Poder Público, ouvindo o que os seus eleitores e o povo de Uberlândia desejavam, propondo e aprovando esses pedidos na Câmara Municipal e fiscalizando se o prefeito e seus secretários estavam colocando essas demandas em prática”, mencionou.

PRIMEIRO MANDATO

Thiarles Santos estava em seu primeiro mandato como vereador de Uberlândia. Recebeu 1.651 votos nas eleições municipais de 2020, sendo um dos dois parlamentares eleitos pelo PSL para o Legislativo uberlandense. Em 2021, no início do mandato, foi eleito segundo secretário da Mesa Diretora da Câmara, mas, por discordâncias com outros integrantes da Mesa, renunciou ao posto.

Segundo a biografia de Thiarles Santos no site do Legislativo uberlandense, o vereador, que era natural de Teixeira de Freitas (BA), mora em Uberlândia desde os 6 anos. Estudou em escola pública e cursou direito por meio de bolsa de estudos. Foi garçom até passar no concurso de estágio da Advocacia Geral da União (AGU). Formou-se em 2011, passou no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), tornou-se advogado e montou um escritório de advocacia.

Ainda de acordo com sua biografia, Thiarles Santos fez pós-graduação em Gestão de Pessoas, Coach e PNL. Também fundou a ONG Unidos e o grupo Juntos Podemos Mais, por meio dos quais ofereceu serviços gratuitos de fisioterapia, psicologia, palestras e cursos. Todos foram fundidos no projeto Daia.

Thiarles Santos também era presbítero. Casou-se em 2013 com Mayara Santos e tinha quatro filhos. Ainda não há informações sobre o velório e o sepultamento do vereador.

NOVA VÍTIMA DA COVID

Thiarles Santos foi o segundo vereador de Uberlândia que morreu devido à doença. Em fevereiro de 2021, a parlamentar Adriana Alves Ribeiro, a Drika Protetora (Patriota), morreu por complicações da doença, após ficar 9 dias intubada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Uma assessora da vereadora Gilvan Massferrer (DC) também morreu em decorrência da Covid-19 em fevereiro deste ano. E no ano passado, uma assessora da vereadora Gláucia da Saúde (PSDB) faleceu, em maio, vítima do coronavírus.

Em 2021, outros vereadores também testaram positivo para a Covid-19. Também no meio político em Uberlândia, o deputado estadual Luiz Humberto Carneiro (PSDB) morreu vítima da doença.

SUPLENTE

Como Thiarles Santos (PSL) estava afastado há cerca de um mês por problemas de saúde, a Câmara Municipal já tinha convocado o primeiro suplente do mesmo partido, Sérvio Tulio, para assumir a vaga no Legislativo uberlandense. A posse estava prevista para ocorrer na próxima segunda-feira (20), às 9h.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Uberlândia e região - MG
Uberlândia e região - MG
Sobre o município Acompanhe as principais notícias de Uberlândia e de cidades do centro do Triângulo Mineiro: Araguari, Araporã, Canápolis, Cascalho Rico, Centralina, Indianópolis, Monte Alegre de Minas, Prata e Tupaciguara.
Uberlândia - MG Atualizado às 22h05 - Fonte: ClimaTempo
20°
Alguma nebulosidade

Mín. 22° Máx. 28°

Seg 27°C 18°C
Ter 29°C 20°C
Qua 28°C 19°C
Qui 28°C 20°C
Sex 29°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete