Domingo, 28 de Novembro de 2021
20°

Trovoada

Uberlândia - MG

Cotidiano CASTRAPET

1º Castramóvel de Ituiutaba adquirido com emenda do deputado Weliton Prado começa a funcionar

Os recursos já estavam na conta do Município desde abril de 2019 e foram pagos em parcela única. A unidade foi entregue à cidade em 2020

29/09/2021 às 15h05
Por: Redação Pontal
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Ituiutaba passa a contar, a partir desta quarta-feira, 29.09, com o funcionamento do Castramóvel, adquirido com emenda de autoria do deputado federal Weliton Prado (PROS).  A solenidade de inauguração foi realizada na praça Cônego Ângelo e contou com a presença do deputado Elismar Prado (PROS), representando o deputado Weliton Prado. A unidade móvel de castração de animais é resultante da Emenda ao Orçamento da União 27680002, que assegurou os recursos na ordem de R$ 120 mil. 

O CastraPet, como é chamado, só foi possível após luta do deputado Weliton Prado para mudanças na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), com a criação da destinação de recursos para essa finalidade, através do Ministério da Saúde. Os recursos já estavam na conta do Município desde abril de 2019 e foram pagos em parcela única. A unidade foi entregue à cidade em 2020.

“Fico muito feliz de conseguir concretizar esse desejo da comunidade, com apoio do Deputado Elismar Prado. Trabalhamos em defesa dos animais e com o castramóvel, podemos garantir castração gratuita e com qualidade. Foi uma longa espera e agora vamos acompanhar o serviço para que todos tenham acesso”, comemorou Weliton Prado, autor da emenda.

O equipamento móvel permite que o serviço de castração percorra a cidade e a região de Ituiutaba e possui estrutura adequada e moderna para realizar castrações. O veículo está equipado com sala de atendimento, centro cirúrgico, sala de esterilização, medicamentos e segue todas as exigências sanitárias.

A castração previne doenças comuns na velhice, evita o câncer, reduz a agitação, a agressividade e a exposição de gatos e cachorros à situações de risco. Além dos problemas do abandono e das doenças, animais na rua ficam expostos ao sofrimento, à desnutrição, maus-tratos, acidentes e brigas. Weliton Prado também é autor de projetos de lei que garantem a proteção dos animais, tratam com rigor os maus tratos, experiências dolorosas e cruéis em animais vivos e que condenam o uso de peles no Brasil. Dentre eles, destaca-se o projeto de lei em parceria com o deputado Ricardo Izar que determina que os animais não poderão mais ser considerados objetos (PL 6054/2019).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ituiutaba e Pontal - MG
Ituiutaba e Pontal - MG
Sobre o município Acompanhe as principais notícias das cidades do Pontal do Triângulo Mineiro: Cachoeira Dourada, Capinópolis, Gurinhatã, Ipiaçu, Santa Vitória e Ituiutaba
Uberlândia - MG Atualizado às 05h10 - Fonte: ClimaTempo
20°
Trovoada

Mín. 19° Máx. 28°

Seg 30°C 20°C
Ter 26°C 21°C
Qua 28°C 20°C
Qui 30°C 19°C
Sex 28°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete