Quarta, 20 de Outubro de 2021
20°

Nevoa úmida

Uberlândia - MG

Cotidiano ATENÇÃO

Polícia Civil alerta para cuidados com as crianças no trânsito

A fragilidade do corpo infantil, em relação ao do adulto, torna as crianças mais vulneráveis nos casos de acidentes

11/10/2021 às 13h56
Por: Redação Pontal
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Com a proximidade do Dia das Crianças e do feriado prolongado, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) reforça a importância do cuidado e da orientação para evitar acidentes com os pequenos no trânsito.

A fragilidade do corpo infantil, em relação ao do adulto, torna as crianças mais vulneráveis nos casos de acidentes. Um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, em 2018, aponta que, no Brasil, os acidentes de trânsito são a principal causa de morte de crianças e adolescentes de 5 a 14 anos. A mesma base de dados indica que, naquele ano, mais de 11 mil crianças foram internadas em decorrência dos sinistros de trânsito. É por isso que eles devem ser protegidos e que aprendam, desde cedo, a adotar medidas para evitar mais mortes e lesões nas vias do país.

O delegado Eurico da Cunha Neto, diretor do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), destaca que os adultos são os principais exemplos para as crianças. “As escolas desempenham um papel importante na educação de trânsito e, por isso, o Detran-MG desenvolve diversas ações voltadas para os estudantes. Mas é preciso lembrar que é observando, no dia a dia, as atitudes dos responsáveis, que eles assimilam as regras que aprendem na escola e que, assim, passam a adotar atitudes seguras nas vias”, afirma.

 A seguir, a PCMG listou algumas dicas para prevenir acidentes com crianças:

Durante a travessia de uma via, aproveite o momento para explicar a forma segura de fazê-la. Ensine que, mesmo em locais sinalizados, é importante parar na calçada, olhar para os dois lados e prestar atenção ao tráfego antes de prosseguir.

Ao transportar crianças em veículos, reforce que não se deve colocar a cabeça e os braços para fora da janela.

Lembre-se: Crianças menores de 10 anos e que não tenham atingido 1,45 m de estatura devem ser transportadas no banco traseiro, com o equipamento de retenção adequado para idade, peso e altura. Na garupa das motocicletas, é proibido o transporte de crianças menores de 10 anos, ou que não tenham condições de cuidar da própria segurança.

Durante as pedaladas e brincadeiras com patins ou skate, os adultos devem manter vigilância constante. Prefira locais mais calmos para essas atividades, como parques e praças, sem tráfego de automotores. Nessas ocasiões, o uso de equipamentos de segurança, como capacetes, cotoveleiras e joelheiras, evitam lesões graves em caso de quedas.

Os pequenos ciclistas também devem ser ensinados a pedalar nas ciclofaixas e, na falta delas, à direita dos veículos, sempre no sentido do trânsito; a obedecer aos sinais de trânsito; observar o fluxo do tráfego e respeitar os pedestres.

Condutor, tenha cuidado extra nas saídas ou entradas em garagens, especialmente quando estiver dando marcha à ré. Crianças pequenas podem não aparecer no campo de visão do motorista.

Transite em velocidade condizente com a permitida na via e redobre a atenção próximo a escolas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.