Sábado, 27 de Novembro de 2021
19°

Nevoa úmida

Uberlândia - MG

Acontece OPINIÃO

Região do Pontal é refém da Cemig ou de qualquer um mal-intencionado

A vulnerabilidade do sistema de energia regional deixou cerca de 36 horas sem abastecimento de energia, além de ligar um sinal de alerta.

18/10/2021 às 11h48 Atualizada em 18/10/2021 às 11h59
Por: Adelino Júnior
Compartilhe:
Foto: Regionalzão
Foto: Regionalzão

Na ultima sexta-feira (15), a região do Pontal do Triângulo Mineiro teve o abastecimento de energia suspenso em 13 cidades, trazendo prejuízos imensos a toda a população, além de exposição à riscos desnecessários ao cidadão de bem. 

Você pode acompanhar a linha de tempo de tudo o que aconteceu na região, aqui. 

Riscos:

Além do problema de vacinas, hospitais, abastecimento de água e comunicação capengando, o que deve se tratar a partir de agora é a vulnerabilidade da rede. Uma região imensa, com milhares de habitantes e dependentes da energia elétrica, está refém apenas de uma linha de transmissão (ou duas, uma ao lado da outra). 

Imaginem só: o que impede uma quadrilha de alta periculosidade de agir em uma região tão vulnerável? Obviamente, que a Polícia sempre combateu esses criminosos de forma ferrenha, entretanto, um blackout "programado" seria uma aliado para a criminalidade. Na região Norte do país, já foram registrados assaltos à noite, em que o primeiro ataque é o corte da energia no munícipio.

A cidade de Uberlândia, por exemplo, recebe energia de várias partes diferentes, como Miranda e Capim Branco. O que garante o funcionamento, mesmo que parcial da cidade, em um caso de falha? 

Segundo a Cemig

"O fornecimento de energia para a região do Pontal do Triângulo é atendido por diversas linhas de distribuição de energia. Apenas alguns trechos possuem atendimento em alta tensão por uma única fonte, mas que podem ser interligados por circuitos de média tensão. A ocorrência verificada na última sexta-feira, 15/10, na região do Pontal foi extremamente atípica pela força dos ventos que derrubaram oito torres de transmissão de energia. Mesmo diante dessa situação crítica, a Cemig empregou todos os esforços para que o fornecimento de energia fosse restabelecido em tempo recorde."

Classe política

Pensa em uma oportunidade daquelas em? Aparecer para o cidadão como um herói de capa em uma situação que iria se resolver independentemente, enquanto os municípios precisavam realmente de apoio, com soluções antes que água acabasse, por exemplo. Mas isso é assunto para outro dia em nossa coluna.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ituiutaba e Pontal - MG
Ituiutaba e Pontal - MG
Sobre o município Acompanhe as principais notícias das cidades do Pontal do Triângulo Mineiro: Cachoeira Dourada, Capinópolis, Gurinhatã, Ipiaçu, Santa Vitória e Ituiutaba
Adelino Júnior
Adelino Júnior
Sobre Opinião sobre os principais fatos do Triângulo Mineiro, com o jornalista Adelino Júnior.
Uberlândia - MG Atualizado às 05h29 - Fonte: ClimaTempo
19°
Nevoa úmida

Mín. 20° Máx. 27°

Dom 29°C 21°C
Seg 29°C 21°C
Ter 26°C 21°C
Qua 28°C 21°C
Qui 28°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete