Sábado, 27 de Novembro de 2021
19°

Nevoeiro

Uberlândia - MG

Cotidiano AUTENTICANDO

Vídeo da prefeita de Ituiutaba no Desafio do Balde foi gravado em 2014

Publicação foi cortada e colocada no contexto da crise hídrica e da atuação da atual chefe do Executivo frente ao desabastecimento de água após o apagão

19/10/2021 às 14h27 Atualizada em 19/10/2021 às 14h49
Por: Redação Pontal
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O trecho de um vídeo publicado no YouTube do Circulando TV no dia 22 de setembro de 2014 foi utilizado para divulgação de notícia falsa, popularmente chamada como Fake News, e viralizou em grupos das redes sociais dos tijucanos desde a última segunda-feira, 19. A publicação foi feita com o intuito de enganar os internautas, como se fosse um vídeo gravado ontem, 19, pela prefeita da cidade de Ituiutaba, Leandra Guedes, que em 2014, quando atuava como empresária, participou do Desafio do Balde para ajudar duas crianças em tratamento: Lara e Davi.

Ocorre que o autor da divulgação do trecho do vídeo buscou ligar o vídeo aos recentes acontecimentos registrados no Pontal Mineiro com apagão de mais de 36 horas e, consequentemente, falta de água em Ituiutaba por conta do desligamento das bombas de captação da Superintendência de Água e Esgotos - SAE.

No último domingo, 17, dia em que o serviço de energia foi restabelecido, a prefeita se juntou à equipe da SAE e participou de uma operação para levar água para os moradores dos bairros mais afetados pelo desabastecimento, ocasião em auxiliou com o enchimento de baldes e galões. Ontem, 18, a atuação da prefeita esteve em pauta na reunião da Câmara Municipal, quando o presidente de Casa de Lei fez críticas ao trabalho desempenhado pela chefe do Executivo na operação feita nos bairros.

Coincidentemente, no desafio em que Leandra Guedes participou em 2014 em prol do tratamento das crianças, uma das pessoas desafiadas por ela para continuar a corrente do bem foi o próprio Renato Moura, atual presidente da Câmara, o que serviu para que o autor da notícia falsa fizesse a "contextualização".

Esse é o Autenticando, quadro do Regionalzão que busca identificar conteúdos que viralizam nas redes sociais para saber sobre sua veracidade. O trecho do vídeo em que a prefeita Leandra Guedes aparece no Desafio do Balde é verdadeiro, mas não é nada recente e levou muitas pessoas ao engano, inclusive ao deduzirem que a gestora estaria desperdiçando água com a brincadeira em um momento que Ituiutaba atravessa uma crise hídrica e a recuperação dos danos do apagão com reflexos na falta de água, sendo o conteúdo falso nesse sentido. 

À época, diversos tijucanos participaram do mesmo desafio solidário, inclusive o diretor do Regionalzão, Adelino Júnior, que além de cumprir a missão de tomar um "banho com o balde de gelo", o desafiado teria que realizar uma doação para contribuir com o tratamento de saúde das crianças Lara e Davi. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ituiutaba e Pontal - MG
Ituiutaba e Pontal - MG
Sobre o município Acompanhe as principais notícias das cidades do Pontal do Triângulo Mineiro: Cachoeira Dourada, Capinópolis, Gurinhatã, Ipiaçu, Santa Vitória e Ituiutaba
Autenticando!
Autenticando!
Sobre
Uberlândia - MG Atualizado às 04h29 - Fonte: ClimaTempo
19°
Nevoeiro

Mín. 20° Máx. 27°

Dom 29°C 21°C
Seg 29°C 21°C
Ter 26°C 21°C
Qua 28°C 21°C
Qui 28°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete