Sábado, 27 de Novembro de 2021
19°

Nevoa úmida

Uberlândia - MG

Geral Minas Gerais

Governo de Minas entrega 44 kits de Defesa Civil para Barbacena e municípios da região

Caminhonete 4x4 e demais equipamentos vão possibilitar melhor atendimento à população, especialmente no período chuvoso

22/10/2021 às 18h40
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
Gil Leonardi / Imprensa MG
Gil Leonardi / Imprensa MG

O governador Romeu Zema entregou, nesta sexta-feira (22/10), em Barbacena, 44 kits de Defesa Civil para a cidade e região. Eles foram repassados para 43 municípios e um para a Regional da Defesa Civil, com sede na 13ª Região de Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A entrega faz parte do maior investimento já feito em Defesa Civil na história de Minas Gerais, segundo a instituição. Ao todo, 497 kits com uma caminhonete 4x4 e demais equipamentos serão destinados aos municípios mineiros para atendimento à população.

“Os 44 kits de Defesa Civil entregues hoje visam, principalmente, deixar as prefeituras estruturadas adequadamente para este período que se aproxima agora de chuvas, de deslizamentos, para que elas tenham condição de prestar um serviço adequado caso esse tipo de intempérie venha a ocorrer”, destacou o governador.

Equipamentos

Cada kit tem custo de R$ 163,4 mil e é composto por uma caminhonete 4x4, um notebook, cinco coletes reflexivos e uma trena digital. O investimento é fruto do Termo de Reparação, assinado em abril de 2020, que visa reparar integralmente os danos decorrentes do rompimento das barragens da Vale S.A. em Brumadinho, que vitimou fatalmente 272 pessoas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o Estado de Minas Gerais.

O coordenador estadual da Defesa Civil e chefe do Gabinete Militar do Governador (GMG), coronel Osvaldo Marques, ressaltou a importância de se integrar o trabalho com os municípios.

“Sabemos que o problema ocorre nos municípios, nas comunidades. Por isso o ideário da Defesa Civil estadual de fornecer os kits para os municípios: para estruturá-los, para que a gente possa chegar perto daquele mineiro que mais precisa. Defesa Civil trabalha com acolhimento, com salvaguarda, com proteção, com vida”, afirmou o coronel.

Os 43 municípios que receberam os equipamentos nesta sexta (22/10) são: Barbacena, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Barroso, Santos Dumont, Jeceaba, Piranga, Carandaí, Santa Cruz de Minas, Nazareno, Presidente Bernardes, São João del-Rei, Lagoa Dourada, São Tiago, Ouro Branco, Cristiano Otoni, Entre Rios de Minas, Caranaíba, Andrelândia, Rio Espera, Cipotânia, Casa Grande, São Vicente de Minas, Catas Altas da Noruega, Piedade do Rio Grande, Queluzito, Moeda, Santa Rita de Ibitipoca, Santana dos Montes, Tiradentes, Lamim, Prados, Santa Bárbara do Tugúrio, Bias Fortes, Senhora dos Remédios, Resende Costa, Belo Vale, Bom Jardim de Minas, Antônio Carlos, Desterro de Entre Rios, Capela Nova, Coronel Xavier Chaves, Ewbank da Câmara.

Estado equipado

Para todo o estado, serão 497 kits de proteção e defesa civil, que foram adquiridos com recursos do termo assinado junto à Vale. Do total de kits, 479 serão destinados aos municípios e 18 para as Regionais de Proteção e Defesa Civil (Redec). Já foram entregues 30 kits para Lavras e região. Os demais kits serão distribuídos nas próximas semanas.

Com essa ação, serão estruturados 60% dos municípios mineiros, dando condições logísticas para atuarem, tanto na prevenção aos desastres quanto no atendimento e assistência à população.

Processo de seleção

Para selecionar os municípios contemplados, o Gabinete Militar do Governador (GMG), por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), realizou um Edital de Chamamento Público.

No total, 534 municípios apresentaram documentação em envelopes lacrados, com a finalidade de participar do processo e comprovar o preenchimento dos requisitos constantes do edital. O material foi conferido e analisado pela Cedec, que fez a classificação dos 479 municípios contemplados.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.