Sábado, 27 de Novembro de 2021
19°

Nevoeiro

Uberlândia - MG

Acontece Opinião

Psicóloga Laura Diniz: Desamparo na escuridão

Laura Diniz é psicóloga clínica graduação pela UEMG - Universidade Estadual de Minas Gerais e especialista em Psicanálise Clínica pela Faculdade Pitágoras.

25/10/2021 às 12h23 Atualizada em 09/11/2021 às 10h44
Por: Redação
Compartilhe:

Na ultima semana, em dia 16 de outubro, uma sexta feira, Ituiutaba e várias cidades da região sofreram um blackout, devido à queda de oito torres de transmissão, que são responsáveis pelo fornecimento de toda a energia que chega a estes municípios. O retorno da energia se deu apenas na madrugada de domingo. Estes acontecimentos me fizeram refletir sobre as questões emocionais e de comportamento que provavelmente ocorreram com muitas pessoas neste período.

Gostaria então de compartilhar com vocês as minhas reflexões sobre esses dias, pedindo uma licença poética para comparar esse episodio com um adendo do livro “Ensaio sobre a cegueira” de José Saramago, que conta a historia de pessoas que subitamente perderam a visão.

Algumas pessoas poderão me achar exagerada, porem sei que muitos se sentiram em completo desamparo quando se depararam com a falta de energia, que afetou o funcionamento de seus aparelhos eletro eletrônicos, com suas redes sociais e de informações. Assim como no livro, quando as pessoas perderam a visão e se perceberam reduzidas à essência humana, numa verdadeira viagem às trevas, se depararam com suas impotências e fraquezas. No livro, José Saramago nos dá uma imagem aterradora e comovente de tempos sombrios, à beira de um novo milênio. Na realidade, em nossa cidade, nos deparamos com imensas filas nos postos de combustíveis, supermercados lotados, pessoas ansiosas e com medo. Muitas se encontraram em completa escuridão, tanto real como emocional.

Diante esses fatos fica meu questionamento: - será que nossa existência esta tão amparada na modernidade, na magia de possuir todo o planeta em um clique do dedo, que quando nos deparamos com a falta de energia não conseguimos mais conversar, conviver ou mesmo existir?  Como podemos viver sem os objetos que o mundo moderno nos proporciona, como reagir ao nos encontrarmos em situação de completa escuridão?

A escuridão gera o medo e nos faz encontrar o nosso próprio vazio existencial, que normalmente está encoberto pelas luzes dos objetos dos quais já criamos dependência. Desse modo, caminhamos cegos pela vida afora, sem domínio de nós mesmos, sem procurar nosso autoconhecimento, sem saber controlar o nosso próprio destino.  Nosso mundo então vira o nosso próprio cárcere.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ituiutaba e Pontal - MG
Ituiutaba e Pontal - MG
Sobre o município Acompanhe as principais notícias das cidades do Pontal do Triângulo Mineiro: Cachoeira Dourada, Capinópolis, Gurinhatã, Ipiaçu, Santa Vitória e Ituiutaba
Laura Diniz
Laura Diniz
Sobre Laura Diniz é psicóloga clínica graduação pela UEMG - Universidade Estadual de Minas Gerais e especialista em Psicanálise Clínica pela Faculdade Pitágoras.
Uberlândia - MG Atualizado às 05h09 - Fonte: ClimaTempo
19°
Nevoeiro

Mín. 20° Máx. 27°

Dom 29°C 21°C
Seg 29°C 21°C
Ter 26°C 21°C
Qua 28°C 21°C
Qui 28°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete