Domingo, 05 de Dezembro de 2021
21°

Poucas nuvens

Uberlândia - MG

Geral Minas Gerais

Estado apresenta balanço positivo do Transforma Minas

Cerca de 220 processos seletivos já foram realizados desde o lançamento do programa, em 2019, com foco no aprimoramento da prestação de serviços 

25/10/2021 às 18h35
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
Divulgação / Seplag
Divulgação / Seplag

O governador Romeu Zema e a secretária de Planejamento e Gestãode Minas Gerais, Luísa Barreto, se reuniram, nesta segunda-feira (25/10), com coordenadores e parceiros do Transforma Minas para uma apresentação do balanço dos resultados alcançados pelo programa até agora. Cerca de 220 processos seletivos já foram realizados desde o lançamento, em 2019, e 208 lideranças foram nomeadas para cargos estratégicos no Estado.

O Transforma Minas é um programa do Governo de Minas, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), que atua nas frentes de atração, seleção, desenvolvimento/desempenho e engajamento de lideranças para a gestão pública estadual. Somente este ano, de janeiro a outubro, foram 28 processos seletivos realizados e 20 nomeações concluídas.

Na ocasião, Zema destacou a importância de profissionalizar a gestão pública. “No passado, geralmente muitos cargos eram preenchidos por indicações políticas e, com o Transforma Minas, onde há todo um processo seletivo, nós estamos colocando profissionais nestas posições. Fico muito satisfeito porque 80% ou mais destas vagas são preenchidas por funcionários de carreira do Estado, isto valoriza o funcionário que passa a ocupar cargos mais relevantes. O que o nosso governo quer é resolver o problema do cidadão e prestar um serviço adequado”, afirmou.

Lideranças 

Para a secretária Luísa Barreto, o programa é uma forma de trazer lideranças mais preparadas para atender as demandas da sociedade.

"O Transforma Minas trouxe inovação na forma de selecionar gestores nos órgãos públicos, com base em critérios que levam em conta as competências dos candidatos, a capacidade de enfrentar os desafios do setor público e a adequação ao cargo proposto, além de conferir transparência nos processos", ressaltou. 

De acordo com a subsecretária de Gestão de Pessoas da Seplag, Kênnya Kreppel, os resultados positivos do Transforma Minas indicam que a estruturação do trabalho e consolidação de frentes e iniciativas para o aperfeiçoamento deram certo. “O objetivo de consolidar o Programa como política de gestão de pessoas tem sido alcançado. O resultado final é a melhoria dos serviços prestados pelo Estado. Por isso, o Transforma Minas já é destaque em modelo de gestão de pessoas na administração pública nacional”, salientou. 

Também participaram da apresentação a superintendente Central de Política de Recursos Humanos da Seplag, Maria Aparecida Muniz, e os parceiros do programa: a diretora-executiva do Instituto República, Ana Paula Pellegrino, e o gerente do Instituto Gesto, Samuel Holanda. 

“Minas Gerais tem sido referência no Brasil na gestão de pessoas no setor público. O nosso grande objetivo é ter políticas públicas mais efetivas. A gente quer transformar o Brasil deslanchando essa alavanca de mudanças, que são as pessoas que estão no governo de Minas”, observou Ana Pellegrino. 

O representante do Instituto Gesto, Samuel Holanda, reiterou: “Minas tem sido o estado que mais tem contribuído para evoluir e inovar. Estamos falando de prestação de serviços públicos. É para isso que o governo está se propondo a fazer estas mudanças, então a gente acredita que, com pessoas mais aptas a prestar serviços públicos, vamos conseguir ter uma sociedade melhor”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.