Sábado, 27 de Novembro de 2021
19°

Nevoa úmida

Uberlândia - MG

Ocorrências Clima

Corpo de Bombeiros corta duas árvores em Ituiutaba por conta de forte chuva

Uma dela caiu e obstruiu o trânsito e outra, nas proximidades, apresentou risco de queda

25/11/2021 às 09h20
Por: Redação Pontal
Compartilhe:
Foto: CBMMG
Foto: CBMMG

O 2° Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais - CBMMG em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, atendeu na última quarta-feira, 24, logo após uma pancada de chuva marcar a tarde na cidade.

Os militares foram notificados acerca de segmento de árvore de grande porte caído sobre a Rua Quarenta e Cinco, bloqueando o trânsito de veículos em uma faixa no sentido bairro-centro. Prontamente uma equipe do Corpo de Bombeiros se deslocou até o local e iniciou os trabalhos de desobstrução da via.

Foi constatado que havia ainda no local outra árvore com risco iminente de queda, ameaçando casa, a rede elétrica e de queda sobre a via. Outra equipe do CBMMG foi imediatamente empenhada em apoio aos militares que já estavam no local para realizar o corte da primeira árvore e, após o término da operação, a via foi novamente liberada para o trânsito de veículos.

Para a execução dos trabalhos os bombeiros utilizam motosserras e facões, aplicativo V Árvore para análise do risco iminente de queda da árvore, cones de sinalização, cordas e material de altura, além é claro dos equipamentos de proteção necessários para manter a segurança dos militares.

Tendo em vista que esta condição da natureza preocupa os moradores da cidade de Ituiutaba e região pelos fortes ventos e que o período chuvoso se aproxima, sendo comum nesta época do ano rajadas de vento intensas, que danificam ainda mais a estrutura das árvores enfraquecidas, o Corpo de Bombeiros aproveita para trazer algumas orientações a toda população a respeito do corte de árvores que é realizado pela corporação. 

Apesar de o incontestável valor das árvores para o ambiente, muitas vezes é conflitante o convívio delas no meio urbano, pois estão sujeitas às interferências naturais e antropogênicas, ao envelhecimento e ao acometimento de doenças, fatores esses que podem levar o espécime ao risco iminente de queda concomitantemente ao risco à vida e/ou bens. Nesse sentido, compete ao Corpo de Bombeiros adotar medidas que visem proteger as pessoas e o patrimônio.

Uma dessas medidas é a vistoria quanto ao risco de queda, poda e corte de árvores, e para tal situação os militares contam o aplicativo V Árvore já citado anteriormente. Vale ressaltar também que o Corpo de Bombeiros só realiza o corte e ou poda de uma árvore se ela oferecer risco iminente de queda, ou também nos casos de obstrução de vias pública, como ocorrido nesta tarde de quarta feira, caso contrário a pessoa é orientada a adotar meios dentro da legislação vigente para realizar os trabalhos. Em caso de emergência ligue 193.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ituiutaba e Pontal - MG
Ituiutaba e Pontal - MG
Sobre o município Acompanhe as principais notícias das cidades do Pontal do Triângulo Mineiro: Cachoeira Dourada, Capinópolis, Gurinhatã, Ipiaçu, Santa Vitória e Ituiutaba
Uberlândia - MG Atualizado às 06h09 - Fonte: ClimaTempo
19°
Nevoa úmida

Mín. 20° Máx. 27°

Dom 29°C 21°C
Seg 29°C 21°C
Ter 26°C 21°C
Qua 28°C 21°C
Qui 28°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete