Sexta, 28 de Janeiro de 2022
21°

Chuva fraca

Uberlândia - MG

Saúde e Bem-estar Conscientização

Hemocentro de Uberlândia promove campanha de doação de sangue; veja os critérios necessários

Doador deve fazer o agendamento prévio no site da Hemominas ou no aplicativo MG App Cidadão

26/11/2021 às 10h36
Por: Fernando Natálio
Compartilhe:
Foto: Cristiano Sobrinho/HC-UFU Ebserh
Foto: Cristiano Sobrinho/HC-UFU Ebserh

Embora a maioria das pessoas tenha consciência da importância da doação de sangue, esse gesto ainda faz parte do cotidiano de poucos brasileiros. De acordo com uma apuração do Ministério da Saúde, apenas 1,6% da população do Brasil é doadora. Apesar dessa porcentagem representar a média já esperada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para países de renda média a alta, o que torna esse dado preocupante é que, desde 2016, o total de bolsas de sangue coletadas tem decaído no país. Em contrapartida, o número de transfusões, nesse mesmo período, continua aumentando.

Diante dessa realidade, com o objetivo de sensibilizar a população para a importância da doação, o dia 25 de novembro foi escolhido para comemorar o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data também é uma forma de agradecer aos voluntários que se dispõem a doar sangue em prol do salvamento de vidas. É válido destacar que o mês de novembro não foi escolhido por acaso, mas por se tratar de um período que precede a baixa de estoques, devido à proximidade das férias, das festividades de fim de ano, carnaval, dentre outros feriados prolongados.

Para reforçar a importância da data, o Hemocentro de Uberlândia está promovendo durante todo o mês de novembro uma campanha especial de doação, em parceria com a Fundação Hemominas, rede que apresenta uma cobertura hemoterápica de 95% em Minas Gerais. Com o convite “É tempo de esperança e solidariedade. Doe Sangue!”, a unidade preparou uma recepção especial aos doadores, com direito à música ao vivo, entrega de camisetas e brindes.

Nesta quinta-feira (25), dia oficial da campanha, estiveram presentes no hemocentro diversos voluntários que decidiram realizar esse ato solidário. De acordo com Patrícia Fernandes, responsável pelo setor de captação do Hemocentro de Uberlândia, é importante que, antes de comparecer à unidade, o doador faça o agendamento prévio no site da Hemominas (www.hemominas.mg.gov.br) ou no aplicativo MG App Cidadão. Desse modo, o voluntário tem a comodidade de escolher o horário da doação, sem a necessidade de realizar encaixes ou inclusão na fila de espera.

 

Os critérios para doação são:

- Apresentar documento oficial de identificação válido com foto (RG, CNH, CTPS/outros);

- Ter entre 16 e 69 anos (jovens de 16 e 17 anos somente poderão doar se tiverem realizado ao menos uma doação até os 60 anos);

- Estar saudável;

- Pesar acima de 51 quilos (1kg é de roupa);

- Dormir pelo menos 4 horas na noite anterior à doação;

- Não estar de jejum;

- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;

- Não ter tido sintomas gripais nos últimos 30 dias;

- Não ter ingerido bebida alcóolica nas últimas 12h ou 24h;

- Não ter usado drogas;

- Não apresentar ferimento não cicatrizado;

- Não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses;

- Não ter feito endoscopia nos últimos 6 meses;

- Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;

- Não ter recebido transfusão de sangue nos últimos 12 meses;

- Quem teve Covid-19 pode doar após 30 dias, se não tiver ficado com sequela que impeça;

- Em caso de contato com pessoa suspeita ou confirmada com Covid-19, é necessário aguardar 14 dias para doar se não tiver sintomas;

- Para vacinas, aguardar o prazo de:

BCG, Sarampo, Febre Amarela, Varicela, Rubéola: 4 semanas;

Tétano, Hepatite, Gripe: 48 horas;

Covid-19: Coronavac (48 horas), Outras vacinas (7 dias).

As demais condições serão avaliadas durante a triagem assim que o doador for atendido no Hemocentro. 

 

A unidade de Uberlândia fica na Avenida Levino de Souza, nº 1845, no Bairro Umuarama, na zona leste da cidade. Os horários de funcionamento são de segunda à sexta-feira e nos últimos sábados de cada mês, das 7h às 12h.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Uberlândia e região - MG
Uberlândia e região - MG
Sobre o município Acompanhe as principais notícias de Uberlândia e de cidades do centro do Triângulo Mineiro:Araporã, Canápolis, Cascalho Rico, Centralina, Indianópolis, Monte Alegre de Minas, Prata e Tupaciguara.
Uberlândia - MG Atualizado às 22h13 - Fonte: ClimaTempo
21°
Chuva fraca

Mín. 19° Máx. 28°

Sáb 27°C 19°C
Dom 26°C 19°C
Seg 26°C 19°C
Ter 26°C 19°C
Qua 28°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes