Sexta, 28 de Janeiro de 2022
21°

Chuva fraca

Uberlândia - MG

Saúde e Bem-estar Covid-19

Butantan afirma que a vacina Coronavac favorece proteção contra variante ômicron

Imunizante usa a tecnologia de vírus inativado; nova cepa preocupa OMS

02/12/2021 às 11h10 Atualizada em 02/12/2021 às 11h18
Por: Fernando Natálio
Compartilhe:
Foto: Instituto Butantan
Foto: Instituto Butantan

A vice-diretora do Centro de Desenvolvimento Científico do Instituto Butantan, Maria Carolina Sabbaga, afirmou que a vacina Coronavac favorece a proteção contra a ômicron, mais recente cepa do novo coronavírus descoberta e classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como variante de preocupação. 

Segundo a vice-diretora, a Coronavac está entre os imunizantes com melhores chances de proteger contra a variante, que apresenta grande quantidade de mutações na proteína spike, apontada como a porta de entrada do vírus no corpo humano. A CoronaVac usa a tecnologia de vírus inativado, ou seja, “ensina” o sistema imunológico a reconhecer diversas proteínas do coronavírus e a se defender delas.

Fabricantes de outras vacinas utilizadas no Brasil também se posicionaram sobre a eficácia dos imunizantes diante da ômicron. Segundo Ugur Sahin, presidente-executivo da BioNTech, que produz a vacina da Pfizer, disse que provavelmente o imunizante oferece proteção contra casos graves da variante. No entanto, ele afirmou que possivelmente a Pfizer não terá a mesma proteção contra casos leves e moderados da Covid-19 causados pela nova cepa.

Responsável pelo desenvolvimento da vacina Astrazeneca, a Universidade de Oxford afirmou que não “há evidências de que as vacinas não possam prevenir casos graves de Covid-19 causados pela Ômicron”. Também informou que está pronta para desenvolver rapidamente uma versão atualizada do imunizante caso seja necessário, assim como a Pfizer também garantiu ter condições para realizar esse tipo de produção.

De toda forma, as farmacêuticas já estão testando suas vacinas para verificar a eficácia delas contra a Ômicron. Os resultados devem sair nas próximas semanas.

CASOS NO BRASIL

O Brasil teve os três primeiros casos da variante ômicron confirmados nesta semana. Exames realizados pelo Instituto Adolfo Lutz confirmaram os resultados positivos para a nova cepa do coronavírus no país. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, os dois casos confirmados são de um homem, de 41 anos, e uma mulher, de 37, provenientes da África do Sul. O terceiro caso é o de um homem, de 29 anos, vindo da Etiópia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Uberlândia e região - MG
Uberlândia e região - MG
Sobre o município Acompanhe as principais notícias de Uberlândia e de cidades do centro do Triângulo Mineiro:Araporã, Canápolis, Cascalho Rico, Centralina, Indianópolis, Monte Alegre de Minas, Prata e Tupaciguara.
Uberlândia - MG Atualizado às 23h13 - Fonte: ClimaTempo
21°
Chuva fraca

Mín. 19° Máx. 28°

Sáb 27°C 19°C
Dom 26°C 19°C
Seg 26°C 19°C
Ter 26°C 19°C
Qua 28°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes