A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), por meio da Divisão de Carreira dos Técnicos Administrativos da Universidade Federal de Uberlândia (Dicat/UFU), vem trabalhando no processo de avaliação de desempenho dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) e gestores da UFU, anualmente, desde 2018. O documento referente a 2021 teve como base as respostas fornecidas pelos próprios servidores no Sistema de Avaliação da Progep nos meses de junho e julho, com referência ao desempenho no período de março de 2020 a junho de 2021.
O objetivo, segundo a UFU, é promover o desenvolvimento institucional, pautar as diretrizes para políticas de gestão de pessoas, melhorar a qualidade dos serviços prestados e divulgar à comunidade as avaliações, autoavaliações e o levantamento das necessidades de capacitação.
Os resultados gerais, além dos específicos de cada setor (unidades administrativas e especiais de ensino, unidades acadêmicas e hospitais universitários) que podem ser acessados no “Relatório Geral da Avaliação de Desempenho Individual dos TAEs e Gestores da UFU – AD/2021”, demonstraram que mais de 97% dos gestores e técnicos administrativos da UFU têm desempenho ótimo ou excelente.
Dentre os 2.434 TAEs com avaliação completa, 67,9% tiveram seu desempenho considerado “excelente”, enquanto 29,8% foram avaliados como “ótimo” e apenas 0,1% considerado como “insuficiente”. Já em relação aos gestores, dentre os 237 participantes do processo, 61,2% tiveram a classificação “excelente”, enquanto 36,7% foram avaliados com desempenho “ótimo” e nenhum como “insuficiente” ou “regular”.
AVALIAÇÃO ESTÁ PREVISTA EM DRECRETO
A avaliação de desempenho é prevista no Decreto nº 5.825/2006, que estabelece as diretrizes para elaboração do Plano de Desenvolvimento dos Integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE), instituído pela Lei no 11.091, de 12 de janeiro de 2005. A partir de estudos relacionados às competências transversais aplicáveis em qualquer ambiente organizacional que são elaborados os questionários para aplicação aos servidores.
No levantamento feito na UFU, com o acompanhamento da Dicat durante todo o processo de pesquisa, foram realizadas uma avaliação destinada aos TAEs sem função de chefia e outra aos que atuam como gestores.
QUESTÕES ENVOLVEM COMPETÊNCIAS
Para os TAEs são avaliadas 10 questões, sendo uma para cada competência: “trabalho em equipe”; “relacionamento interpessoal”; “produtividade e qualidade”; “iniciativa”; “domínio de métodos e técnicas”; “flexibilidade”; “comunicação”; “receptividade”; “cumprimento de normas”; e “foco no usuário”.
Por outro lado, os gestores também respondem 10 questionamentos, mas divididos entre as categorias pessoais e gerenciais: “liderança e gestão da equipe”; “flexibilidade e receptividade”; “planejamento”; “iniciativa”; “gestão de conflitos”; “comunicação”; “supervisão e orientação para qualidade”; “cumprimento de normas”; “feedback para a equipe”; e “domínio de métodos e técnicas”.
Desde 2020, o servidor avaliado tem acesso ao resultado detalhado de sua avaliação individual de desempenho para: “proporcionar maior adequação e melhorias ao trabalho”; “identificar a necessidade de capacitação”, “remoção ou readaptação”; “estimular o trabalho em equipe”; “ampliar a participação no planejamento da área”; e “aferir a progressão por mérito”.
RESULTADOS DEVEM PROMOVER REFLEXÃO
Além das avaliações obrigatórias, também foi realizado o levantamento das necessidades de ações de capacitação, através de um formulário não obrigatório. As indicações, limitadas a três por participante, foram feitas por 105 gestores (44% dos participantes) e 579 TAEs (22% dos participantes).
Os servidores lotados no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC/UFU) tiveram participação expressiva, representando 50,49% do total de ações de capacitação assinaladas, seguidos de 25,49% no campus Santa Mônica e 17% no campus Umuarama. Ao todo foram disponibilizadas 31 opções de escolha, divididas em seis eixos temáticos.
Ao final do documento é ressaltado que se espera que os resultados disponibilizados promovam a reflexão de todos os participantes sobre o papel fundamental que cada um desempenha para que a UFU continue sua missão institucional.
“De forma gradual, avançamos em direção a um processo avaliativo mais amplo e transparente, com a finalidade de cumprir o disposto na legislação vigente e, cada vez mais, utilizar o processo como instrumento efetivo que subsidie as políticas de gestão de pessoal para atender as diretrizes e metas que compõem o Plano Institucional de Desenvolvimento e Expansão (PIDE)”, menciona o documento.