A pouco menos de um ano para as eleições de 2022, os presidenciáveis terão que mergulhar em temas da “vida real” dos eleitores para alcançarem patamares maiores de relevância nas redes sociais.
Levantamento da ModalMais/AP Exata mostra que saúde e inflação foram os temas mais abordados pelos usuários em publicações que citaram os pré-candidatos, superando em larga escala a pauta de costumes, alardeada pelo campo bolsonarista e muito em voga na disputa de 2018.
Outro dado reforça o peso dos assuntos relacionados ao dia a dia da população: análise da consultoria Bites, também feita a pedido do GLOBO, revela que o líder em engajamento entre os parlamentares é o deputado André Janones (Avante-MG), de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, que teve como principal plataforma a defesa do Auxílio Emergencial, instrumento usado pelo governo para amenizar os efeitos da perda de renda provocada pela Covid-19.
No segundo ano de pandemia, a sobrecarga do Sistema Único de Saúde (SUS) e a guerra de narrativas entre apoiadores da imunização e os movimentos antivacina, que contam com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL) e de parlamentares de sua confiança, estiveram entre as principais preocupações manifestadas nas redes.
O temor com a escalada da inflação foi o segundo assunto mais comentado no campo político — o levantamento foi feito de janeiro a novembro deste ano. Com alto índice de desemprego e o poder de compra menor, houve grande volume de queixas sobre a alta de preços nos supermercados, na conta de luz e também nos combustíveis. O cenário representa um desafio para Bolsonaro, que busca a reeleição e é reprovado por 55% do eleitorado, segundo a pesquisa Ipec mais recente.
— O fato de o presidente não conseguir sair de uma retórica que, aparentemente, não reverbera na maior parte da população dificultou a posição dele. Ele mantém um discurso antivacina, com grande parte da população querendo se vacinar. Ao mesmo tempo, vemos um cenário inflacionário muito duro, que deve manter esse assunto vivo — avalia o estrategista-chefe do ModalMais, Felipe Sichel, acrescentando que a pauta de costumes permaneceu em um patamar baixo em 2021.
Para estancar a queda de popularidade, Bolsonaro aposta no Auxílio Brasil, no valor de R$ 400, além de projetos como a criação do vale gás. O objetivo é atingir camadas de renda mais baixa da população, segmento em que a desvantagem em relação ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é ainda maior do que a média.
Lista tem bolsonaristas
Ainda que os assuntos que despertam mais interesse representem desgastes em potencial para Bolsonaro, a lista de parlamentares que conseguem alcançar um maior volume de interações nas redes sociais é dominada por bolsonaristas. A liderança fica com Janones, que se lançou pré-candidato ao Planalto, mas em seguida aparecem políticos alinhados ao presidente, caso do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) — cinco dos dez nomes com mais engajamento apoiam o governo.
O levantamento da Bites mapeou as 50 publicações mais populares do ano e os políticos com mais engajamento (conjunto de curtidas, comentários e compartilhamentos) nesse recorte. O post de Flávio que mais reverberou foi publicado no dia 7 de setembro, em meio à crise provocada pelos atos com tom antidemocrático. “A mensagem foi clara e nada tem a ver com ataque ao STF ou ao Congresso”, escreveu.
No caso de Janones, o “trampolim” para o sucesso foi o Auxílio Emergencial. Dentre os parlamentares, ele tem sete dos dez posts que mais atraíram interações no ano — todos sobre o benefício concedido pelo governo federal. O primeiro colocado, por exemplo, soma pouco mais de 1,2 milhão de engajamento: trata-se de uma transmissão ao vivo, de cerca de dez minutos, de fevereiro, em que o deputado dá detalhes sobre a volta do auxílio. Para Manoel Fernandes, diretor da Bites, Janones encontrou sua base de apoiadores e funciona como “uma espécie de ativista sobre o tema em Brasília”.
— Janones passou a ser um grande provedor de informação sobre o Auxílio Emergencial. Ele não fica nessas discussões de reforma tributária, que são sérias, mas as pessoas lá na ponta querem saber de outra coisa. Ele é monotemático e não escreve, prefere falar ao vivo. Quem está na faixa de interesse do auxílio precisa de informação direta. E ele consegue fazer isso.
Parlamentares com mais interações nos 50 posts mais populares
1- André Janones (AVANTE-MG) – 13.613.663
2 – Flávio Bolsonaro (PL-RJ) – 8.851.920
3 – Carla Zambelli (PSL-SP) – 3.679.056
4 – Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) – 1.792.387
5 – Jorge Kajuru (PODEMOS-GO) – 1.225.583
6 – Capitão Guilherme Derrite (PP-SP) – 1.176.218
7 – Ricardo Silva (PSB-SP) – 983.231
8 – Bia Kicis (PSL-DF) – 878.780
9 – Celio Moura (PT-TO) – 842.117
10 – Gleisi Hoffmann (PT-PR) – 697.374