Terça, 18 de Janeiro de 2022
19°

Alguma nebulosidade

Uberlândia - MG

Saúde e Bem-estar Saúde

Covid e gripe provocam corrida aos hospitais particulares de Uberlândia

Aumento de casos de pacientes com sintomas gripais ocorre após festas de fim de ano

04/01/2022 às 13h24
Por: Fernando Natálio
Compartilhe:
Covid e gripe provocam corrida aos hospitais particulares de Uberlândia

Os reflexos das festas de fim de ano já podem ser vistos nos hospitais particulares de Uberlândia. Com uma explosão de casos de pessoas com sintomas gripais, houve uma corrida delas à rede particular de saúda neste início de 2022. 

Nesta segunda-feira (3), a reportagem do Regionalzão recebeu relatos de pacientes dos seis principais hospitais particulares da cidade (Hospital do Triângulo, Santa Clara, Santa Genoveva, Madrecor, UMC e Santa Marta) que apontaram que os prontos-socorros das unidades estavam cheios.

Ainda de acordo com os relatos, a maioria das pessoas que aguardavam por atendimento médico apresentavam tosse e outros sintomas gripais, como dor de garganta, dor de cabeça, coriza, febre, fraqueza e dor no corpo.

COVID-19

Na rede pública de saúde de Uberlândia, a procura pelas unidades de saúde também está bem maior neste começo de ano. Os casos confirmados de Covid-19 já apresentaram alta após as festas de fim de ano, tendo sido registrados 70 novos casos nesta segunda-feira (3), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. No dia 23 de dezembro, pouco antes do Natal, foram registrados 19 casos confirmados de coronavírus. 

No estado de Minas Gerais, o aumento do total de casos confirmados também já é notório nos primeiros dias de janeiro. Foram 456 novos casos registrados no dia 23 de dezembro e 2.410 nesta terça-feira, dia 4 de janeiro, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).   

GRIPE

Após o Natal, Uberlândia já havia confirmado o primeiro caso de Influenza A/H3N2 na cidade. O paciente, que não teve identidade, sexo e idade informados, estava com sintomas desde domingo (26) e em tratamento da gripe na rede particular, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Ainda de acordo com a nota divulgada pela pasta, "a Rede de Assistência à Saúde já tem realizado busca ativa ampla e monitoramento na área de abrangência" do município.

Em Minas Gerais, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) identificou 195 casos de Influenza A/H3N2 e um de Influenza A/H1N1 no estado, entre os dias 1º e 28 de dezembro, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). A variante de H3N2 é apontada por especialistas como a responsável pelo grande aumento de casos de gripe em diversas regiões do país nas últimas semanas. 

Na região do Triângulo Mineiro, o surto de gripe fez Centralina cancelar o Réveillon para evitar novos aumentos de casos. Em Araguari, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) teve aumento dos casos de síndrome gripal no fim do ano e, por isso, já estava trabalhando com a capacidade total de leitos. 

Em Patos de Minas, um caso suspeito da doença está sendo investigado. Uma mulher está internada em estado grave em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital da cidade. A amostra foi coletada e enviada para a Funed, em Belo Horizonte, para realização do exame. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Uberlândia e região - MG
Uberlândia e região - MG
Sobre o município Acompanhe as principais notícias de Uberlândia e de cidades do centro do Triângulo Mineiro:Araporã, Canápolis, Cascalho Rico, Centralina, Indianópolis, Monte Alegre de Minas, Prata e Tupaciguara.
Uberlândia - MG Atualizado às 03h29 - Fonte: ClimaTempo
19°
Alguma nebulosidade

Mín. 19° Máx. 31°

Qua 32°C 19°C
Qui 30°C 20°C
Sex 30°C 20°C
Sáb 31°C 20°C
Dom 30°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes