Terça, 18 de Janeiro de 2022
18°

Alguma nebulosidade

Uberlândia - MG

Saúde e Bem-estar Decreto

Com média de 368 casos de Covid por dia, Uberaba reduz a 50% lotações de supermercados, shoppings e igrejas

Prefeitura anunciou também a suspensão das competições esportivas e suspensão de shows e o funcionamento de boates e casas noturnas

11/01/2022 às 10h33
Por: Fernando Natálio
Compartilhe:
Foto: Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba
Foto: Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba

A Prefeitura de Uberaba publicou, na noite desta segunda-feira (10), um novo decreto com o endurecimento de regras de enfretamento à Covid-19 para conter a disseminação da doença, que está descontrolada na cidade neste início de ano.

Com 3.685 casos novos de coronavírus nos 10 primeiros dias de 2022, média de 368 casos por dia, o município reduziu a 50% lotações de supermercados, shoppings, cinemas e igrejas. 

Além disso, a Prefeitura anunciou a suspensão das competições esportivas, assim como a participação do público nas atividades esportivas. E foi publicado também o fechamento dos campos públicos e comunitários e piscinas para uso recreativo.

Ainda de acordo com o Decreto, a lotação do transporte público coletivo fica limitada à capacidade máxima de passageiros sentados, e 18 passageiros em pé. O documento também determinou a suspensão de shows e o funcionamento de boates e casas noturnas por 10 dias.

Ficou estabelecido, ainda, o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas. Essa distância, nesta mesma proporção, se aplica também às mesas nos bares e restaurantes, cuja ocupação não pode ultrapassar a 8 pessoas por mesa.

 

Confira as determinações do Decreto:

- ficam permitidas as celebrações de reuniões, missas e cultos, realizados em templos religiosos, desde que observadas às seguintes medidas: distanciamento de 1,5m (um metro e meio) entre as pessoas e lotação máxima autorizada deve ser de no máximo 50% (cinquenta por cento) da capacidade de assentos das instituições religiosas.

- lotação de 50% da capacidade total em cinemas, igrejas, supermercados e shoppings.

- distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas. O distanciamento, nesta mesma proporção, se aplica também às mesas nos bares e restaurantes, cuja ocupação não pode ultrapassar a 8 pessoas por mesa.

- proibição do consumo de bebidas alcoólicas em vias e áreas públicas, exceto em bares e restaurantes que possuam permissão.

- afixação na entrada de estabelecimentos, informativo com o número máximo de pessoas que podem entrar/permanecer simultaneamente no local.

- suspensão de shows e o funcionamento de boates, festas com venda de ingresso, casas noturnas, eventos corporativos, festivos, sociais, familiares, leilões e formaturas, por 10 dias podendo o Decreto ser prorrogado.

- suspensão das competições esportivas, assim como a participação do público nas atividades esportivas.

- fechamento dos campos públicos e comunitários e piscinas para uso recreativo.

- lotação de 50% da capacidade total no transporte escolar; o mesmo índice valendo para os trenzinhos, disponibilizados para lazer das crianças.

- a lotação do transporte público coletivo fica limitada à capacidade máxima de passageiros sentados, e 18 (dezoito) passageiros em pé.

- a ocorrência a partir de 3 casos positivos de coronavírus no grupo de colaboradores deverá ser notificada à Secretaria de Saúde no prazo de 24h.

- o Centro Administrativo e as unidades da Administração Direta e Indireta terão atendimento presencial, com número reduzido de servidores,

- ficam permitidas as aulas presenciais, de ensino curricular e extracurricular, nas instituições de ensino público e privado, incluindo aulas práticas e estágios, desde que cumpridas as medidas de biossegurança.

- fica permitido o funcionamento dos estabelecimentos de saúde pública e privada, hospitais, clínicas médicas, odontológicas, veterinárias, farmácias, clínicas e salões de estética e beleza, barbearias, cabeleireiros e similares, condicionado ao cumprimento das medidas sanitárias e normas gerais de biossegurança.

- fica autorizado o funcionamento dos restaurantes, bares, lanchonetes, pizzarias, lojas de conveniência, praças de alimentação, cafeterias, sorveterias, docerias, padarias, disk bebidas e similares, desde que observadas as seguintes medidas:

- fica permitido o consumo de bebidas e/ou alimentos no interior dos estabelecimentos somente a clientes sentados, exceto em balcões de serviço, desde que mantida a distância de 1,5 m (um metro e meio) entre as pessoas, com marcação removível no piso;

- em espaços fechados e abertos: a disposição das mesas deve respeitar o distanciamento de 1,5m (um metro e meio) entre as mesas, com a ocupação máxima de 8 (oito) pessoas, sendo permitido maior número de cadeiras para uso de crianças de até 12 (doze) anos incompletos do mesmo núcleo familiar.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Uberlândia e região - MG
Uberlândia e região - MG
Sobre o município Acompanhe as principais notícias de Uberlândia e de cidades do centro do Triângulo Mineiro:Araporã, Canápolis, Cascalho Rico, Centralina, Indianópolis, Monte Alegre de Minas, Prata e Tupaciguara.
Uberlândia - MG Atualizado às 05h09 - Fonte: ClimaTempo
18°
Alguma nebulosidade

Mín. 19° Máx. 31°

Qua 32°C 19°C
Qui 30°C 20°C
Sex 30°C 20°C
Sáb 31°C 20°C
Dom 30°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes