Quinta, 19 de Maio de 2022
16°

Alguma nebulosidade

Uberlândia - MG

Saúde e Bem-estar Pandemia

Em um dia, Uberlândia tem mais casos novos de Covid que em novembro e dezembro de 2021

Números são baseados nos boletins epidemiológicos da cidade; levantamento foi feito pela reportagem do Regionalzão

19/01/2022 às 15h13
Por: Fernando Natálio
Compartilhe:
Foto: Secretaria Municipal de Saúde
Foto: Secretaria Municipal de Saúde

Com 2.310 casos novos de Covid contabilizados nesta terça-feira, 18 de janeiro, Uberlândia teve mais registros da doença em um único dia que o total verificado nos últimos dois meses de 2021. Em novembro e dezembro do ano passado, quando a pandemia do coronavírus parecia controlada no Brasil, foram computados 1.507 casos confirmados da enfermidade na cidade, 803 a menos que o volume informado no boletim epidemiológico divulgado ontem pela Secretaria Municipal de Saúde. O levantamento foi feito pela reportagem do Regionalzão.

Especialistas apontaram a vacinação como um dos fatores que frearam a disseminação do vírus no fim de 2021. Além disso, a variante Ômicron ainda não tinha avançado no país no fim do ano passado, diferentemente do que é visto atualmente. Em entrevista coletiva concedida no dia 11 de janeiro de 2022, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que a maioria dos casos confirmados de Covid-19 no Brasil nos últimos dias já eram de infecções provocadas pela nova cepa do coronavírus. 

E já se sabe que a transmissão da doença por meio dessa variante ocorre com mais facilidade e de forma mais rápida. Um estudo feito em laboratório por cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de Hong Kong para analisar a capacidade de multiplicação do vírus em diferentes tecidos do corpo humano mostrou que a Ômicron infecta cerca de 70 vezes mais rápido do que a variante Delta e a cepa original do coronavírus nas vias aéreas durante as primeiras 24 horas após a infecção. Essa característica pode facilitar a transmissão do vírus entre as pessoas, fazendo com que mais indivíduos sejam contaminados em um curto espaço de tempo.

MENOS LETAL ATÉ O MOMENTO

Porém, até o momento, os números da nova cepa têm indicado que ela é menos letal. No início de janeiro, por exemplo, uma média de 400 mil casos de Covid foram relatados todos os dias nos Estados Unidos, três vezes mais que o volume verificado duas semanas antes. As internações, no entanto, aumentaram em uma proporção menor: 33%, na média, enquanto as mortes diminuíram 4%, de acordo com informações do The New York Times. 

Em Uberlândia, nesta terça-feira (18), morreram quatro pessoas vítimas da Covid. Mas, desde o primeiro dia do mês, no período de 18 dias, 11 pessoas foram a óbito em decorrência do coronavírus na cidade, uma média inferior a uma morte por dia. No dia 10 de março de 2021, quando houve o pico de mortes provocadas pela doença quando a vacinação ainda patinava no Brasil, foram registrados 36 óbitos por complicações da enfermidade em 24 horas, quantidade bem maior que a contabilizada neste início de 2022.   

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Uberlândia e região - MG
Uberlândia e região - MG
Sobre o município Acompanhe as principais notícias de Uberlândia e de cidades do centro do Triângulo Mineiro:Araporã, Canápolis, Cascalho Rico, Centralina, Indianópolis, Monte Alegre de Minas, Prata e Tupaciguara.
Uberlândia - MG Atualizado às 15h40 - Fonte: ClimaTempo
16°
Alguma nebulosidade

Mín. Máx. 18°

Sex 21°C 5°C
Sáb 23°C 8°C
Dom 24°C 10°C
Seg 26°C 12°C
Ter 27°C 13°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes