Quinta, 19 de Maio de 2022
16°

Alguma nebulosidade

Uberlândia - MG

Saúde e Bem-estar Combate à Covid

Vacinação completa um ano em Uberlândia e Prefeitura aponta avanço na imunização

Segundo o Município, 90% da população com idade acima de 12 anos está com o ciclo vacinal completo

21/01/2022 às 13h20
Por: Fernando Natálio
Compartilhe:

O surgimento da pandemia da Covid-19 trouxe inúmeros desafios para a saúde pública no Brasil. Ao enfrentar um vírus desconhecido, o sentimento era de incertezas em relação à condução da doença. Em meio às transformações e ao agravamento da situação em 2021, a Prefeitura de Uberlândia lembra que seguiu reforçando o compromisso com a população em garantir leitos, cuidados intensivos e a aplicação da vacina contra a Covid-19. Na última quarta-feira (19), a imunização completou um ano em Uberlândia.

Mesmo com a apreensão da pandemia, 2021 começou com uma esperança: o anúncio do Plano de Vacinação contra o coronavírus. A fim de garantir a imunização de todos, o município criou o cadastro para receber as doses, além de várias ferramentas, como o Vacinômetro, para que a população acompanhasse o andamento da vacinação. Em 19 de janeiro, a Prefeitura de Uberlândia iniciou a imunização em poucas horas após o desembarque das doses do imunizante Coronavac, produzidas pelo Instituto Butantan.

Na tarde daquele dia, o Ginásio do UTC, palco de grandes jogos das equipes da cidade, se transformou. Dentro da quadra, em vez de jogadores, estavam os enfermeiros a postos para dar início ao primeiro dia de aplicação das primeiras doses contra a Covid-19.

A enfermeira Marceli Fernandes de Oliveira foi a profissional escolhida para receber a primeira dose. “Aquele dia foi um marco para a população e pra mim. Eu fiquei muito feliz de terem me escolhido e, principalmente, por representar os enfermeiros, porque estamos na linha de frente desta batalha desde o início. A Covid é uma doença solitária e somos nós que estamos sempre ao lado do paciente”, disse Marceli, que continua trabalhando no setor de alta complexidade na unidade do Centro do Hospital Municipal.

“O ano de 2021 foi de muitas provações para nós, pois tivemos que lidar com uma nova onda de casos da Covid-19 e garantir que as doses da vacina chegassem a todos o mais rápido possível. Nossa população não podia ficar desassistida e, mais uma vez, fizemos o que estava ao nosso alcance para garantir atendimento, principalmente leitos de internação, conter o vírus na fase mais crítica e avançar com a proteção de todos nos pontos de vacinação. Foram dias difíceis, mas fizemos de tudo para dar o melhor ao nosso povo”, afirmou o prefeito Odelmo Leão.   

ÍNDICES DE VACINAÇÃO

Além da estrutura de vacina no sistema drive-thru e as visitas em domicílio e nas Instituições de Longa Permanência (ILPI) para melhor atender os idosos e pessoas com dificuldades de locomoção, a Prefeitura disponibilizou a imunização nas dependências do Uberlândia Tênis Clube (UTC), da Arena Sabiazinho e do Centro Municipal de Cultura.

Toda a estrutura e logística montada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Imunização e das equipes da Atenção Primária, proporcionou a imunização completa de 550 mil pessoas após 11 meses da primeira dose aplicada na cidade. Isso representa em torno de 90% da população acima de 12 anos. Em relação às pessoas com ao menos uma dose, o quantitativo é de 99,5%.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO

Para que a população continuasse sendo assistida no momento mais grave da pandemia, a Prefeitura, que já havia disponibilizando ainda em 2020 dois novos locais de atendimento exclusivos para a Covid-19, ativou novos leitos de UTI nas duas unidades do Hospital Municipal e outros de enfermaria no Centro de Internação Municipal. Além disso, atuou diretamente na prevenção e contenção de novos casos com medidas de restrições estabelecidas pelo Núcleo Estratégico do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19.

A atual gestão informou que também investiu em melhorias nas Unidades de Atendimento Integrado (UAI), como troca emergencial dos geradores e ampliação dos tanques de oxigênio, e em outras tecnologias de atendimento, a exemplo dos capacetes de respiração Elmo. O Município também inaugurou o Centro Vida – Programa Municipal de Reabilitação em Saúde. O local é o primeiro de Minas Gerais com atendimento exclusivo para pacientes que estavam internados e precisam cuidados contínuos. 

“A Covid-19 é uma doença que trouxe inúmeros desafios para nós, entre eles está a recuperação do paciente após a alta hospitalar. Muitos precisam de cuidados específicos ao sair da unidade, portanto, para garantir que ele continue o acompanhamento, inauguramos o Centro Vida, um local exclusivo do Município, com uma equipe multidisciplinar e pronta para acolher estes pacientes”, disse o prefeito Odelmo Leão.

OUTRAS AÇÕES

Paralelamente às ações de combate à Covid-19, o Município, segundo informou a Prefeitura de Uberlândia, continuou com o trabalho e o compromisso de levar a melhor saúde pública à comunidade. Entre as atuações da administração destacam-se a inauguração do Centro de Internação Pediátrico, o início do serviço de transplante de rins e fígado em parceria com o Hospital UMC, que amplia o serviço de captação e transplantação de órgãos na cidade, a entrega de 14 novas ambulâncias à frota da Central de Ambulâncias da rede municipal, ampliando o atendimento à comunidade e a inauguração das UBSF Shopping Park e UBS do Bairro Brasil, além do Centro de Especialidades Odontológicas, entre outras ações.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Uberlândia e região - MG
Uberlândia e região - MG
Sobre o município Acompanhe as principais notícias de Uberlândia e de cidades do centro do Triângulo Mineiro:Araporã, Canápolis, Cascalho Rico, Centralina, Indianópolis, Monte Alegre de Minas, Prata e Tupaciguara.
Uberlândia - MG Atualizado às 15h40 - Fonte: ClimaTempo
16°
Alguma nebulosidade

Mín. Máx. 18°

Sex 21°C 5°C
Sáb 23°C 8°C
Dom 24°C 10°C
Seg 26°C 12°C
Ter 27°C 13°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes