Quinta, 19 de Maio de 2022
16°

Alguma nebulosidade

Uberlândia - MG

Saúde e Bem-estar Polêmica

Servidores anunciam greve sanitária e HC-UFU pede bloqueio da agenda de médicos e desmarcação de exames

No momento em que Uberlândia tem recorde de casos de Covid-19, HC-UFU pede que sejam desmarcados exames de ultrassom, ressonância magnética, raio-x e tomografias computadorizadas

27/01/2022 às 20h45 Atualizada em 28/01/2022 às 10h08
Por: Fernando Natálio
Compartilhe:
Em email, HC-UFU solicita à Central de Agendamentos do Município o bloqueio das agendas de médicos da unidade hospitalar - Foto: Reprodução/email público
Em email, HC-UFU solicita à Central de Agendamentos do Município o bloqueio das agendas de médicos da unidade hospitalar - Foto: Reprodução/email público

No momento em que Uberlândia tem recorde de casos de Covid e aumento de mortes em decorrência da doença, com mais de 3 mil testes positivos e quatro mortes causadas pelo coronavírus em 24h, além da elevação do número de internações nas redes pública e privada de saúde, os servidores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) anunciam a realização de greve sanitária a partir desta sexta-feira (28). Nesse cenário, os servidores da UFU vão executar suas tarefas de forma remota e deixarão de atuar presencialmente. 

A decisão já traz reflexos no Hospital de Clínicas (HC-UFU), com a solicitação feita pelo HC à Central de Agendamentos do Município, por email (veja o documento nesta página), de bloqueio das agendas de médicos da unidade hospitalar, fazendo com que sejam desmarcados exames de ultrassom, ressonância magnética, raio-x e tomografias computadorizadas.

Também no email, o Hospital de Clínicas da UFU pediu que a Regulação do Município enviasse a listagem dos pacientes com exames marcados na unidade para que fossem feitas as remarcações dos mesmos.

ANÚNCIO DA GREVE

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições Federais de Ensino Superior de Uberlândia (Sintet-UFU), a greve sanitária foi decidida em Assembleia Geral, realizada no dia 24 de janeiro de 2021, de forma híbrida (virtual e presencial), em Uberlândia.

"A partir do dia 28 de janeiro de 2022, os trabalhadores e as trabalhadoras dos setores administrativos e acadêmicos da Universidade Federal de Uberlândia estarão em Greve Sanitária", informou o Sintet-UFU, em nota veiculada em seu site.

Também segundo o Sindicato, o fundamento da greve sanitária é "a busca pela segurança ambiental para que trabalhadoras e trabalhadores executem suas atividades de trabalho sem colocar a si, familiares ou terceiros em risco, ante o agravamento da pandemia de Covid-19". A UFU ainda não se manifestou sobre o assunto.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Uberlândia e região - MG
Uberlândia e região - MG
Sobre o município Acompanhe as principais notícias de Uberlândia e de cidades do centro do Triângulo Mineiro:Araporã, Canápolis, Cascalho Rico, Centralina, Indianópolis, Monte Alegre de Minas, Prata e Tupaciguara.
Uberlândia - MG Atualizado às 15h00 - Fonte: ClimaTempo
16°
Alguma nebulosidade

Mín. Máx. 18°

Sex 21°C 5°C
Sáb 23°C 8°C
Dom 24°C 10°C
Seg 26°C 12°C
Ter 27°C 13°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes