Segunda, 27 de Junho de 2022
15°

Alguma nebulosidade

Uberlândia - MG

Política SAÚDE

Deputado Federal, Weliton Prado, cobra medidas essenciais para diagnóstico precoce de câncer infantil

Cerca de 300 mil crianças são diagnosticadas com câncer a cada ano

15/02/2022 às 15h47
Por: Gabriele Santos
Compartilhe:
Agência Brasil
Agência Brasil

O deputado federal, Weliton Prado (PROS) cobrou medidas essenciais para aumentar as chances de cura de crianças e adolescentes diagnosticadas com câncer no Brasil. O parlamentar que é presidente da Comissão Especial de Combate ao Câncer (Cecâncer), da Câmara dos Deputados, busca ações e políticas de enfrentamento ao câncer infanto-juvenil.

O deputado comentou que a doença é a mais mortal entre crianças e jovens com menos de 19 anos. “Com diagnóstico precoce as chances de cura sobem para 80%, mas queremos e precisamos atingir 100%. As crianças não podem continuar morrendo dessa doença”, afirma Prado.

Cerca de 300 mil crianças são diagnosticadas com câncer a cada ano. No Brasil, o INCA estima quase 9 mil novos casos da doença são diagnosticados.

O presidente do Cecâncer afirmou que está cobrando capacitação dos profissionais da saúde para identificar os sintomas com mais agilidade, além de construção dos Centros Especializados, remuneração justa dos profissionais e dos serviços de saúde, já que a tabela oferecida pelo SUS precisa ser atualizada, assim como ações e políticas de prevenção ao câncer infantil.

O presidente da comissão ainda ressaltou o projeto de lei que cria a Política Nacional de Atenção à Oncologia Pediátrica (PL 3921/2020), que prevê diretrizes para prevenção, detecção precoce, tratamento, assistência social e cuidados paliativos. O texto já teve aprovação do Senado e da Câmara dos Deputados.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.