Segunda, 27 de Junho de 2022
15°

Alguma nebulosidade

Uberlândia - MG

Política Encontro

Deputado Zé Vitor participa de audiência pública em Uberlândia sobre a Lei das Ferrovias

Construção de trecho de ferrovia integrador no Triângulo Mineiro também foi tema da reunião

23/03/2022 às 11h26
Por: Fernando Natálio
Compartilhe:
Foto: Aline Rezende/CMU
Foto: Aline Rezende/CMU

Uma audiência pública realizada na Câmara Municipal de Uberlândia teve como tema a Lei Nº 14.273 de 23 de dezembro de 2021, conhecida como Lei das Ferrovias. Com a presença do deputado federal Zé Vitor (PL-MG), relator do Projeto de Lei na Câmara dos Deputados, a reunião tratou da norma que dispõe sobre a organização do transporte ferroviário, o uso da infraestrutura ferroviária, os tipos de outorga para exploração indireta de ferrovias em território nacional e as operações urbanísticas a elas associadas.

Na audiência, realizada nesta segunda-feira (21) e presidida pelo vereador Ronaldo Tannus (PL), o deputado Zé Vitor disse que é preciso entender a dimensão do tema para a região com a nova Lei das Ferrovias que redesenhou o arcabouço ferroviário no Brasil e traz para o Triângulo Mineiro um projeto de trecho de ferrovia integrador ligando Uberlândia a Chaveslândia (distrito de Santa Vitória) com investimento final de cerca de R$ 5 bilhões. O projeto em andamento, afirmou Zé Vitor, trará mais competitividade e eficiência na logística de transportes de matérias e produtos industrializados na região e a coloca no mapa dos investimentos no Brasil.

Também presente no encontro, o diretor de relações institucionais da VLI Logística, José Osvaldo, informou aos presentes sobre a empresa que opera em 10 estados e no Distrito Federal transportando mais de 58 bilhões de toneladas por ano e está presente em mais de 300 municípios brasileiros, tendo hoje a mais longa malha ferroviária do país. A expectativa da VLI Logística, segundo José Osvaldo, é que o trecho ferroviário ligando Uberlândia a Chaveslândia (distrito de Santa Vitória) esteja concluído entre 2028 e 2030, começando a operar transportando 5 milhões de toneladas por ano. Ele também lembrou que o cronograma é variável pois depende de uma série de fatores: estudos de impactos ambientais, sítios arqueológicos e viabilidade técnica e econômica, obras de engenharia e arquitetura, além das compras de locomotivas e vagões.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Uberlândia e região - MG
Uberlândia e região - MG
Sobre o município Acompanhe as principais notícias de Uberlândia e de cidades do centro do Triângulo Mineiro:Araporã, Canápolis, Cascalho Rico, Centralina, Indianópolis, Monte Alegre de Minas, Prata e Tupaciguara.
Uberlândia - MG Atualizado às 06h04 - Fonte: ClimaTempo
15°
Alguma nebulosidade

Mín. 13° Máx. 28°

Ter 29°C 14°C
Qua 30°C 15°C
Qui 32°C 15°C
Sex 31°C 15°C
Sáb 24°C 12°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes