Domingo, 22 de Maio de 2022
11°

Alguma nebulosidade

Uberlândia - MG

Acontece Perigo

Anvisa pede recolhimento de cinco fórmulas para bebê após morte nos EUA

Fórmulas infantis em pó das marcas Human Milk Fortifier, Similac, Alimentum, EleCare e Smilical PM 60/40; o recolhimento acontece após alerta internacional

28/03/2022 às 14h13
Por: Gabriele Santos
Compartilhe:
Foto: Reprodução / Anvisa
Foto: Reprodução / Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de fórmulas infantis, destinadas à alimentação de bebês, das marcas Human Milk Fortifier, Similac, Alimentum, EleCare e Similac PM 60/40. 

De acordo com as informações divulgadas pelo órgão, “a decisão ocorre após a Administração de Alimentos e Medicamentos (Food and Drug Administration – FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, iniciar uma investigação sobre quatro internações de lactentes (bebês com menos de seis meses de idade) com um óbito, após o consumo de tais produtos”.

Segundo a Anvisa, os produtos que serão recolhidos têm um número de vários dígitos na parte inferior da embalagem, começando com os dois primeiros dígitos entre 22 e 37, contendo K8, SH ou Z2, e têm como data de validade 1º de abril de 2022 ou data posterior. 

O alerta internacional

A Agência recebeu um alerta internacional sobre o início do recolhimento voluntário de fórmulas infantis em pó das cinco marcas citadas, todas pertencentes à empresa Abbott Nutrition e fabricadas na planta de produção de Sturgis, no estado norte-americano de Michigan.

A FDA está investigando as quatro internações e o óbito ocorrido após o consumo dessas fórmulas infantis. A Anvisa divulgou que três dos bebês apresentaram infecção por Cronobacter sakazakii e um por Salmonella Newport.  

A Agência informou que as descobertas da FDA incluem, até o momento, resultados positivos de Cronobacter em amostras ambientais colhidas nas instalações da Abbott Nutrition localizadas na cidade de Sturgis, nos Estados Unidos. 

Uma revisão dos registros internos da Abbott também indica contaminação ambiental com Cronobacter sakazakii e a destruição do produto devido à presença dessa bactéria, de acordo com o alerta da FDA. 

De acordo com as informações, a empresa afirma que, em análises laboratoriais, não detectou essas bactérias no produto e que o recolhimento seria preventivo. 

O alerta foi realizado por meio da Rede Internacional de Autoridades de Segurança Alimentar (Rede Infosan) e está disponível aqui

Recomendações da Anvisa

A Anvisa orienta que quem utiliza produtos da marca Human Milk Fortifier, Similac PM 60/40, Similac, Alimentum ou EleCare, verifique o lote impresso no rótulo do produto. 

Se o produto pertencer a um dos lotes recolhidos, recomenda-se não utilizá-lo ou oferecê-lo para o consumo por bebês, além de entrar em contato com a Abbott Laboratórios do Brasil Ltda., pelo telefone 08008912690 ou pelo e-mail [email protected], para receber orientações de como fazer a devolução do produto. 

A Agência também reforçou a importância de utilizar fórmulas infantis com orientação de um profissional de saúde habilitado, como médico pediatra ou nutricionista. 

Além de ler todas as instruções de preparação presentes no rótulo. Deve-se sempre realizar a diluição na quantidade adequada e na temperatura segura (70ºC), que garante o menor risco de contaminação por microrganismos perigosos, como bactérias do gênero Cronobacter e Salmonella. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.