Segunda, 23 de Maio de 2022
24°

Poucas nuvens

Uberlândia - MG

Educação Comunicação

UFU recebe novos intérpretes e tradutores de Libras

Evento foi momento de integração e formação para os profissionais contratados

03/05/2022 às 12h40
Por: Fernando Natálio
Compartilhe:
Foto: Prefeitura Universitária/UFU
Foto: Prefeitura Universitária/UFU

A Coordenação e Supervisão da Divisão de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial (Depae) realizou o evento “Formação e Integração dos Tradutores e Intérpretes de Libras da Universidade Federal de Uberlândia”. O evento teve como objetivo receber novos intérpretes e tradutores contratados pela UFU, com foco em atender melhor as demandas de acessibilidade dos estudantes.

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é utilizada por pessoas com deficiência de fala ou auditiva, para a comunicação não oral. O idioma é a segunda língua oficial do Brasil e, de acordo com a Agência Brasil, 2 milhões de brasileiros utilizam a Libras como principal forma de comunicação. Mesmo assim, não são todos os brasileiros que dominam o idioma. Diante disso, se faz necessário que ambientes públicos, como é o caso da UFU, tenha a presença de intérpretes e tradutores do idioma, possibilitando uma integração efetiva dos deficientes de fala e auditivos.

A contratação de profissionais terceirizados, realizada pela Depae - que é vinculada à Diretoria de Ensino da Pró-Reitoria de Graduação (Diren/Prograd) -, atende à necessidade dos serviços de tradução e interpretação de Libras para a UFU no ano de 2022. Para receber estes profissionais, o evento realizado pela Depae contemplou momentos de integração e formação dos novos profissionais, visando a criação de um ambiente de trabalho integrado e harmônico, além de promover uma formação acerca da inclusão e acessibilidade para os intérpretes e tradutores na instituição.

A programação foi dividida em duas etapas: pela manhã aconteceu uma palestra e à tarde foi realizada a roda de conversa. Na abertura a Pró-Reitora de Graduação, Kárem Cristina de Sousa Ribeiro, e o Diretor de Ensino, Ilmério Reis da Silva, deram as boas-vindas e falaram aos participantes. Em seguida, houve a palestra “Atuação dos Tradutores e Intérpretes de Libras no Ensino Superior”, ministrada pela intérprete e professora Keli Maria de Souza Costa Silva. À tarde, ocorreu a apresentação da Depae e uma roda de conversa sobre questões administrativas e pedagógicas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Uberlândia e região - MG
Uberlândia e região - MG
Sobre o município Acompanhe as principais notícias de Uberlândia e de cidades do centro do Triângulo Mineiro:Araporã, Canápolis, Cascalho Rico, Centralina, Indianópolis, Monte Alegre de Minas, Prata e Tupaciguara.
Uberlândia - MG Atualizado às 18h09 - Fonte: ClimaTempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 26°

Ter 26°C 13°C
Qua 26°C 13°C
Qui 27°C 13°C
Sex 27°C 13°C
Sáb 29°C 15°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes