Segunda, 23 de Maio de 2022
14°

Alguma nebulosidade

Uberlândia - MG

Política Conquista

Enfermeiros do Triângulo Mineiro viajam para acompanhar votação histórica do piso salarial na Câmara dos Deputados

"Contamos com a ajuda do Deputado Federal Zé Vitor (PL-MG) e do Sintet-UFU para que dois ônibus pudessem ser disponibilizados", disse o profissional Conrado Augusto

05/05/2022 às 14h42 Atualizada em 05/05/2022 às 14h43
Por: Fernando Natálio
Compartilhe:

Um dia histórico para quem atua na Enfermagem: na noite desta quarta-feira (4), a Câmara dos Deputados aprovou por 449 votos a favor e apenas 12 contrários o Projeto de Lei (PL) 2.564/2020, que cria o piso salarial da categoria.

Para acompanhar de perto a votação em Brasília (DF), 81 profissionais de Uberlândia, Araguari, Prata e Abadia dos Dourados partiram rumo à Câmara, onde somaram forças com outros colegas de profissão que participavam de movimentos em favor da conquista.

Um deles é o uberlandense Conrado Augusto Ferreira de Oliveira, que atua como enfermeiro há 11 anos. “Assim que soubemos a data que o piso seria pautado, imediatamente começamos a organização. Contamos com a ajuda do Deputado Federal Zé Vitor (PL-MG) e do Sintet-UFU (Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições Federais de Ensino Superior de Uberlândia) para que dois ônibus pudessem ser disponibilizados. A procura foi muito grande, com lista de espera”, destacou.

A matéria ganhou força diante da grande sobrecarga que os profissionais sofreram durante a pandemia da Covid-19, sendo aprovada no Senado por unanimidade em novembro de 2021.

Conrado Augusto conta que tem promovido mobilizações e acompanhado a evolução do projeto desde a sua criação, em 2020. “Hoje o profissional atua em dois ou três empregos para garantir o salário que o piso propõe, na maioria das vezes de forma exaustiva, o que implica também em baixa produção e até mesmo potencializa a chance de erros,” ressaltou.

Em Minas Gerais, existem 218.364 profissionais que atuam como enfermeiros, técnicos e auxiliares, segundo informações do Cofen (Conselho Federal de Enfermagem).

Além do piso, outra luta da categoria é a aprovação do PL 2.295/2000, que prevê jornada de 30h, aprovado no Senado e que está na Câmara há 22 anos. “Também há luta por salas de descanso com condições adequadas, aposentadoria especial, condições de trabalho. São muitas lutas, e a Enfermagem finalmente despertou para todas elas!", concluiu.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Uberlândia e região - MG
Uberlândia e região - MG
Sobre o município Acompanhe as principais notícias de Uberlândia e de cidades do centro do Triângulo Mineiro:Araporã, Canápolis, Cascalho Rico, Centralina, Indianópolis, Monte Alegre de Minas, Prata e Tupaciguara.
Uberlândia - MG Atualizado às 06h08 - Fonte: ClimaTempo
14°
Alguma nebulosidade

Mín. 12° Máx. 27°

Ter 27°C 13°C
Qua 27°C 14°C
Qui 26°C 13°C
Sex 27°C 15°C
Sáb 28°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes